 |
|
Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo |
Setor privado da educação superior promove Dia Nacional para mostrar suas ações sociais
No dia 29 de outubro próximo, em todo o País, as instituições de ensino superior particular realizarão ações de responsabilidade social junto às comunidades nas quais estão inseridas A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) promove no próximo dia 29 de outubro o Dia Nacional da Livre Iniciativa: Compromisso Social do Ensino Superior Particular. A iniciativa pretende apresentar simultaneamente e num mesmo dia, nas próprias instituições de ensino superior ou em espaços definidos por elas, uma mostra dos numerosos serviços prestados à sociedade brasileira pelo setor privado da educação superior. Faculdades, Centros Universitários e Universidades que desenvolvem no dia-a-dia projetos de extensão beneficiando milhares de cidadãos em todas as regiões do País vão expor nesse dia suas ações e mostrar os resultados dos projetos sociais desenvolvidos por elas nas áreas de educação, saúde, cultura, capacitação profissional, meio ambiente, esportes e lazer, entre outras. “O dia 29 de outubro deverá se tornar referência, uma grande mostra dos programas de extensão das IES, que mantêm interação com as comunidades onde elas estão inseridas, mobilizando os alunos, funcionários, professores e coordenadores dos projetos”, explica Gabriel Mário Rodrigues, presidente da ABMES, destacando que o evento vai mostrar a força e a importância do setor junto à população brasileira. "Queremos mostrar que o setor da livre iniciativa na educação superior investe recursos materiais e humanos em prol da melhoria de vida, da cultura e da capacitação dos brasileiros”. Nacionalmente, a iniciativa já angariou apoios do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP), do Fórum Nacional da Livre Iniciativa na Educação, da Universidade Solidária e da Alfabetização Solidária, e da UniEthos. O SEMESP, que será responsável pela mobilização do Dia Nacional em São Paulo, realizou uma pesquisa sobre as ações de responsabilidade social praticadas pelas IES. Os resultados mostraram que no estado as instituições particulares desenvolvem em média 12 projetos sociais por ano, e chegam a atender 13% da população, ou seja, cerca de R$ 5 milhões pessoas. “Como uma mesma pessoa pode ser beneficiada por projetos de áreas distintas, o número de favorecidos chega a exceder 12 milhões, quando somamos o número de beneficiados apurados em cada área ”, explica Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do SEMESP. Outro resultado da pesquisa do SEMESP que chama atenção é a constatação de que os projetos sociais desenvolvidos nas IES particulares, sem considerar as filantrópicas, são predominantemente extra-curriculares (cerca de 78%), o que demonstra um compromisso espontâneo extremamente significativo com a atividade social. Serviço:
DIA NACIONAL DA LIVRE INICIATIVA: Compromisso Social do Ensino Superior Particular Data: 29 de outubro de 2005 Fonte sugerida para entrevistas:
Gabriel Mário Rodrigues Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Outras informações sobre esta pauta:
Jorge Tateishi (11) 3039-5611 (11) 3039-5655 (11) 9181-1200 jorge@segmentocomunicacao.com.br
|
|