 |
|
LIBBS Farmacêutica |
Libbs lança manual prático de emergências cardiovasculares
Em sua terceira edição, a obra mostra a médicos e profissionais da saúde como prestar os primeiros socorros às vítimas de traumas, doenças coronarianas agudas ou com falência cardiorrespiratória
A Libbs Farmacêutica está lançando para a classe médica a terceira edição do manual de atendimento de emergências cardiovasculares e de ressuscitação cardiorrespiratória, Emergências - Suporte Básico e Avançado de Vida em Emergências. Recomendado pelo Laboratório de Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares e pela Unidade Clínica de Emergência do Instituto do Coração (InCor) - Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da USP, a obra foi revista e atualizada de acordo com as normas estabelecidas pela American Heart Association e pela Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação (ILCOR), e tem como objetivo auxiliar médicos cardiologistas, clínicos gerais e demais profissionais da saúde a enfrentar, com segurança, as principais emergências.
O manual aborda os múltiplos aspectos das novas diretrizes emergenciais, utilizando-se de imagens e fluxogramas para ilustrar, de maneira dinâmica, os primeiros atendimentos, como por exemplo primeiros socorros a vítimas de traumatismo, mau súbito, a portadores de doenças coronarianas agudas, a crianças com falência cardiorrespiratória, além indicar técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), entre outras. O livro trata também de circunstâncias mais específicas à realidade brasileira, como casos de picadas de cobras, acidentes com escorpiões, aranhas e abelhas.
O editor-responsável pelo livro, Dr. Sérgio Timerman, que é também diretor do Laboratório de Treinamento e Simulação de Emergências Cardiovasculares do InCor, diz que a medicina de emergência foi uma das últimas especialidades médicas a surgir como área específica de conhecimento. "Estudos, pesquisas e protolocolos foram realizados, baseados no que havia de melhor em ciências e evidências, sobre como fornecer os primeiros socorros ao paciente em estado crítico, tanto em ambiente pré-hospitalar como hospitalar, contribuindo para a redução de morbimortalidade por doenças graves", afirma.
Conforme diz o médico, no Brasil, o ensino de técnicas de suporte básico de vida tem grande importância, pois com os elevados índices de mortalidade e seqüelas causados por acidentes, torna-se essencial um atendimento correto e rápido, feito por pessoas adequadamente preparadas. "E o manual pode ser uma ferramenta bastante eficaz de divulgação dessas técnicas", conclui.
Informações para imprensa: Ana Carolina Prieto e Renata Melo Segmento Comunicação Integrada Assessoras de Comunicação Tels. (11) 3039-5655 ou 3039-5600 r. 273 e 213 carolprieto@segmentocomunicacao.com.br e renatamelo@segmentocomunicacao.com.br www.segmentocomunicacao.com.br
|
|