SERVIÇOS
EVENTOS
Carbocloro inaugura ampliação
 
Exposição Presença do Alumínio da ABAL
 
Supplier’s Day Keiper - Aliança para o futuro
 
Inauguração da Subestação de Energia da Carbocloro
 
Exposição da ABAL no Mackenzie
 
Visita de Dona Lu Alckmin à fábrica da Carbocloro.
 
Comemoração dos 40 anos da Carbocloro
 
   
  Rua Cunha Gago, 412
4º andar - Pinheiros
CEP 05421-001
São Paulo - SP
Fone: (11) 3095-7500
Fax: (11) 3095-7509




   
   
   
   
CLIENTES
Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo

Ensino superior da região Metropolitana de São Paulo cresceu 6,2%

Mapeamento do setor foi apresentado durante a Jornada Regional do SEMESP, realizada nos dias 24 e 25 de abril, na sede da entidade, em São Paulo

Com 549.429 alunos matriculados no ensino superior particular da região Metropolitana de São Paulo, o setor apresentou crescimento de 6,2% em 2005, segundo levantamento realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP). Embora o crescimento do índice tenha ficado abaixo da média do Estado de São Paulo (7,3%) e do País (9,2%), quando comparado com anos anteriores, a região Metropolitana de São Paulo apresentou o melhor resultado desde 2002, 6,5%. Esses e outros dados foram divulgados na terceira edição das Jornadas Regionais que o SEMESP realizou em São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril, na sede da entidade, em São Paulo. As Jornadas também acontecerão em mais quatro cidades do Estado, até o mês de junho (Taubaté, Ribeirão Preto, Sorocaba e São José do Rio Preto). No evento, especialistas também debateram questões de interesse do setor, como reconhecimento de cursos, critérios para avaliação, gestão financeira, relações de trabalho, importância do coordenador-gestor, entre outros temas.

Para o presidente do SEMESP, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, o crescimento do número de matrículas no Ensino Superior da região Metropolitana de São Paulo “é principalmente reflexo do Programa Universidade para Todos (ProUni), pois quando excluímos os alunos vinculados ao Programa, esse índice cai para 3,6%”. Em relação ao modesto crescimento apresentado, o Prof. aponta como causas a estagnação econômica e a ineficiência do governo em ampliar o financiamento estudantil.

Já o índice de evasão nas IES privadas da região Metropolitana de São Paulo foi o maior desde 2000, chegou em 2005 a 18,17%, o que equivale à cerca de 100 mil alunos fora do ensino superior. Segundo análise do diretor executivo Rodrigo Capelato, “as IES absorveram um maior número de alunos da classe C, que não tiveram acesso ao terceiro grau por meio do ProUni, mas esses alunos não conseguiram se manter na Instituição em conseqüência da perda do poder aquisitivo da população”. O Estado de São Paulo, por sua vez, teve índice um pouco menor, 16,03% (veja gráfico abaixo).

O levantamento do SEMESP apontou ainda os dez cursos mais procurados na região Metropolitana de São Paulo. Em primeiro lugar ficou o curso de Administração com 98.775; em segundo, Direito com 55.573; em terceiro, Comunicação Social com 45.984; em quarto, Pedagogia com 37.498; em quinto, Engenharia com 32.672; em sexto, Enfermagem com 23.712; em sétimo, Educação Física com 22.313; em oitavo, Ciências da Computação com 20.921; em nono, Letras com 19.133; e em décimo lugar, Psicologia com 15.545 alunos matriculados.

As Jornadas Regionais também abriram espaço para a discussão da Agenda Positiva do Ensino Superior Particular – documento que contém as reivindicações do setor privado que orientará as ações do SEMESP na defesa do setor junto ao Ministério da Educação.

Sobre o SEMESP

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP congrega 389 mantenedoras e 477 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Mais informações para a imprensa:

Ana Carolina Prieto e Roseli Ramos
Assessoria de Comunicação do SEMESP
Segmento Comunicação Integrada
11 3039-5611 e 11 6169-4419
carolprieto@segmentocomunicacao.com.br; rramos@segmentocomunicacao.com.br

ATENDIMENTO
RELEASES
CLIPPING
PUBLICACÕES

Voltar