SERVIÇOS
EVENTOS
Carbocloro inaugura ampliação
 
Exposição Presença do Alumínio da ABAL
 
Supplier’s Day Keiper - Aliança para o futuro
 
Inauguração da Subestação de Energia da Carbocloro
 
Exposição da ABAL no Mackenzie
 
Visita de Dona Lu Alckmin à fábrica da Carbocloro.
 
Comemoração dos 40 anos da Carbocloro
 
   
  Rua Cunha Gago, 412
4º andar - Pinheiros
CEP 05421-001
São Paulo - SP
Fone: (11) 3095-7500
Fax: (11) 3095-7509




   
   
   
   
JOBS
50º Congresso Estadual de Municípios

50° Congresso Estadual de Municípios discute a “emenda Pompêo de Mattos”

Proposta visa corrigir distorções no número de vereadores

nas câmaras municipais

 

O superintendente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), José Escobar Cavalcanti, ministrou a palestra sobre a proposta de Emenda à Constituição (PEC) do deputado Pompêo de Mattos, ontem (23), no 50º Congresso Estadual de Municípios, que acontece no Guarujá (SP) até amanhã, 25. A proposta estabelece uma nova composição e novos limites de gastos para as câmaras municipais, com o objetivo de corrigir distorções no número de vereadores. A PEC teve sua admissibilidade aprovada no dia 13 de dezembro pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

José Escobar Cavalcantti informou que de acordo com a PEC, o número de vereadores vai variar entre o mínimo de sete e o máximo de 55, em 25 diferentes categorias, definidas em razão da quantidade de habitantes. “O vereador é aquele que vê de perto a dor do povo. Nós precisamos lutar pelo engrandecimento da política nacional, através das câmaras municipais” argumentou. Apesar da diminuição de nove para sete vereadores nos municípios com menos de 5 mil habitantes, como propõe a emenda, José Escobar defendeu que a mudança desse número nos municípios maiores é interessante. Atualmente, o cálculo do número de vereadores é baseado em resolução aprovada em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral, que cortou 8,5 mil vagas nas câmaras de todo o País.

 

A proposta também limita as despesas das Câmaras de Vereadores. São seis faixas, proporcionais ao tamanho da população. Atualmente, a Constituição enquadra esses gastos em faixas que variam de 5% (municípios maiores) a 8% (municípios menores) da receita total do município, incluídas as transferências constitucionais da União e dos Estados.

 

Sobre o 50º Congresso Estadual de Municípios

 

O 50º Congresso Estadual de Municípios acontece no Casa Grande Hotel, em Guarujá, e segue até sábado, 25, quando recebe Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo. Os debates abordam diversos temas da administração pública, como Agricultura, Cultura, Energia e Recursos Hídricos, Habitação, Meio Ambiente, Planejamento, Poder Legislativo, Saúde, Segurança, Transportes e Tribunal de Contas. O Congresso também oferece uma programação especial dedicada às primeiras damas, com destaque para a exposição de artesanato organizada pela Primeira-Dama do Estado, Dona Lu Alckmin.

 

Uma série de palestras com personalidades de vários setores da sociedade completa a grade das reuniões plenárias. Entre os convidados estarão Arnaldo Jabor, Beatriz Segall, David Uip, Heródoto Barbeiro. O evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Bradesco, CDHU, CPFL Energia, Elektro, Nossa Caixa, Petrobrás, Sabesp e Santander Banespa.

 

Serviço

 

50º Congresso Estadual dos Municípios

Data: 20 a 25 de março

Local: Casa Grande Hotel

 

Endereço:

Av. Miguel Estefano, 1001

Enseada - Guarujá (SP)

 

 

Outras informações sobre esta sugestão de pauta

 

Wagner Gonzalez

wagner@segmentocomunicacao.com.br

Segmento Comunicação Integrada

(13) 3389-4000 (ramal 720)

(11) 3039-5611

 

Renata Melo

renatamelo@segmentocomunicacao.com.br

Segmento Comunicação Integrada

(13) 3389-4000 (ramal 709)

(11) 3039-5611

 

 

ATENDIMENTO
RELEASES

Voltar