 |
|
EADS - European Aeronautic Defence and Space Company |
EADS inicia testes estáticos de uma estrutura completa do A400M
Os testes estáticos da estrutura completa do A400M tiveram início esta semana nas instalações da Divisão de Aeronaves de Transporte Militar (MTAD), em Getafe, na Espanha. O objetivo destes testes é demonstrar a confiabilidade e a integridade da estrutura da aeronave.
Para demonstrar essas capacidades do A400M, o programa de testes estruturais da MTAD inclui três atividades principais:
A primeira é o teste estático da estrutura completa da aeronave construída com essa finalidade e que nunca voará. Esta é uma das duas provas estruturais (a outra é de fadiga) da aeronave completa neste programa. Os objetivos principais são demonstrar a capacidade estrutural da aeronave em resistir às cargas críticas para as quais foi projetada. Este centro da MTAD é também responsável pelo controle do desempenho dos componentes de fibra de carbono sob cargas cíclicas (fadiga) ao longo da vida operativa da estrutura. As cargas são aplicadas por meio de 125 atuadores hidráulicos, comandados pelo mais avançado sistema de controle. A tensão na estrutura sob a carga será medida em 6.000 pontos diferentes.
A segunda atividade compreende os testes da cauda horizontal como parte da estrutura estática da aeronave. O propósito é demonstrar a força da estrutura e sua tolerância à fadiga.
A terceira será a prova estrutural já na primeira aeronave saída da linha de montagem final (FAL), em Sevilha. Dois dos três testes em solo antes do primeiro vôo já foram completados: a aplicação de cargas equivalentes ao vôo estacionário e a checagem da precisão e das deficiências dos controles de vôo das asas, e a calibração dos sensores instalados na aeronave para medição dos esforços durante o vôo. O terceiro teste, uma prova de vibração para verificar o comportamento da estrutura sob cargas dinâmicas, será executado nos próximos meses de acordo com o programa.
O Departamento de Testes Estruturais da Divisão de Aeronaves de Transporte Militar da EADS em Getafe conta com 35 anos de experiência neste campo. Executou provas de certificação para todos os programas da Airbus (incluindo o programa do A380) e para o Eurofighter 2000, entre outros.
Sobre o teste estático
O objetivo dos testes estáticos é avaliar a estrutura da aeronave e seus principais sistemas sob condições extremas de esforço. Eles servem para simular todos os movimentos e cargas que a estrutura, incluindo os seus elementos compósitos, poderá encontrar durante sua vida útil. Os testes têm que demonstrar progressivamente que a estrutura pode alcançar o "limite de esforço”, que é a previsão do volume de cargas que a aeronave poderá suportar quando em operação. Na seqüência, as provas estáticas terão prosseguimento até demonstrarem a "carga máxima”, que é uma vez e meia o limite de esforço. Como último passo, os testes estáticos terão continuidade até a ruptura de alguns elementos, para que seja estimado o limite incorporado, permitindo a subseqüente ampliação do desempenho ou novos aperfeiçoamentos da estrutura.
Sobre a EADS
A EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2007, a EADS faturou € 39.1 bilhões e empregou 116 mil pessoas. O Grupo inclui a fabricante de aeronaves Airbus; a maior fornecedora mundial de helicópteros, Eurocopter, e a EADS Astrium, líder européia em programas espaciais, do Ariane ao Galileo. Sua divisão de Defesa & Segurança é fornecedora de soluções de sistemas abrangentes, tornando a EADS a principal parceira no consórcio Eurofighter e acionista na empresa fornecedora de sistemas de mísseis MBDA. A EADS também desenvolve o A4000M por meio de sua divisão de Aeronaves de Transporte Militar.
No Brasil, a EADS mantém investimentos há 30 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras. Atua no país através da EADS Brasil e da EADS Secure Networks Brasil. É acionista da Equatorial Sistemas e desenvolve parcerias de longo prazo com clientes como a TAM, Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e as forças policiais estaduais
Mais informações sobre esta pauta
Thais Volkweis Segmento Comunicação Integrada Assessoria de Imprensa da EADS thais@segmentocomunicacao.com.br (11) 3095-7506 |