 |
|
EADS - European Aeronautic Defence and Space Company |
Mísseis Mica equiparão Mirage 2000-BR na licitação do projeto F-X
Sistema oferece capacidade de combate ampliada e flexibilidade de uso, sem custos adicionais de instalação.
Dentro de poucas semanas, o Conselho de Defesa Nacional deverá tomar uma decisão sobre o processo de licitação de caças supersônicos para a Força Aérea Brasileira, denominado projeto F-X. Face à equiparação das aeronaves oferecidas pelos cinco concorrentes no que se refere a tecnologia, a definição do vencedor deverá levar em conta outros fatores além do desempenho de cada avião, como a qualidade e o custo de seu armamento. Nesse ponto, o caça Mirage 2000-BR, oferecido pelo consórcio Dassault/Embraer, leva vantagem: ele é equipado pelo sistema de mísseis Mica, produzido pela MBDA - empresa que ocupa hoje a vice-liderança mundial no mercado global de fabricação de mísseis.
Desenvolvido de forma a atender as necessidades de combate atuais, o Mica é um sistema de mísseis ar-ar multimissão, com elevada flexibilidade tática e capaz de ser integrado às últimas gerações de aeronaves de uso múltiplo. Tanto que foi escolhido para equipar os caças Rafale e Mirage 2000-5, e já teve mais de três mil unidades comercializadas junto às forças aéreas da França, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Taiwan e Grécia.
O Mica é hoje o único míssil capaz de atuar tanto a longa distância (no conceito denominado beyond visual range, ou BVR) quanto nos combates de curta distância (short range, ou SR). O artefato está disponível em duas versões: o Mica RF, dotado de um sistema de busca ativo eletromagnético, e o Mica IR, infravermelho.
No projeto F-X, o Mica equipará o caça Mirage 2000-BR, estando certificado para ser instalado imediatamente na aeronave, sem custos adicionais. Além disso, o míssil está sendo oferecido sem restrições de venda, e vem acompanhado de um amplo programa de compensações industriais e transferência de tecnologia - o que permitirá à indústria brasileira alcançar o patamar dos líderes mundiais na fabricação desse armamento. "Estamos procurando parceiros na região", afirma o diretor executivo da MBDA, Jean-Pierre Talamoni, ao destacar a importante posição estratégica do Brasil na América Latina.
Com um faturamento anual superior a ? 2 bilhões, a MBDA detém hoje uma carteira de pedidos de mais de ? 14 bilhões, comercializando seus produtos a mais de 70 clientes em todo o mundo - números que garantem à empresa posição de liderança no mercado global de mísseis. A MBDA dispõe atualmente de 45 sistemas de mísseis e programas de contramedida em serviço operacional, e já provou sua capacidade como principal contratada em grandes projetos multinacionais. A companhia é controlada pela EADS (37,5%), BAE Systems (37,5%) e Finmeccanica (25%).
Informações adicionais podem ser obtidas com Jean-Claude Ranvier (fone 33 1 3488.2441, celular 33 6 8823.3760 ou e-mail jean-claude.ranvier@mbda.fr).
Segmento Comunicação Integrada
Sérgio Lopes Siscaro (MTb 25.825)
Assessor de Comunicação EADS
e-mail: sergio@segmentocomunicacao.com.br
fone: 11 3039.5655 |