 |
|
Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo |
SEMESP debate o Ensino Superior Particular de São Paulo
Mapeamento do setor será apresentado durante a Jornada Regional na sede da entidade, nos próximos dias 24 e 25, em São Paulo
O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP) realiza em São Paulo a terceira Jornada Regional deste ano, nos dias 24 e 25 de abril. O evento reunirá na sede da entidade lideranças de Instituições de Ensino Superior Particulares (IES) para discutir temas como reconhecimento de cursos, critérios para avaliação, gestão financeira, relações de trabalho, importância do coordenador-gestor, entre outros. Durante a Jornada, o SEMESP apresentará um mapeamento da Educação Superior da região Metropolitana de São Paulo, que conta hoje com 549.429 alunos matriculados. A terceira edição das Jornadas Regionais ainda serão realizadas, até o mês de junho, em mais quatro cidades do Estado (Taubaté, Ribeirão Preto, Sorocaba e São José do Rio Preto), além de Campinas e Marília onde o evento foi promovido em março e abril, respectivamente.
O primeiro tema a ser abordado no evento é sobre a Agenda Positiva do Ensino Superior Particular – documento que contém as reivindicações do setor para orientar as ações do SEMESP na defesa do ensino superior particular junto ao Ministério da Educação. Segundo o presidente da entidade, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, desde 2005 o SEMESP vem pleiteando mudanças na legislação educacional, que apresenta excesso de regulamentações. “Com base na Agenda Positiva do Ensino Superior Particular, pretendemos pautar e ampliar as nossas reuniões periódicas com o MEC. Hoje, o sistema privado de Ensino Superior, na realidade, é apenas tolerado, não é bem-vindo. O ministério atua como se fosse onipresente, como se ocupasse todos os espaços e tomasse todas as decisões. O MEC baixa portarias e resoluções sem se preocupar se são legais e sem respeitar o calendário das IES”, diz o educador.
Outro tema de grande relevância para o setor que será apresentado no primeiro dia da Jornada é o Reconhecimento de cursos e avaliação institucional com base no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) do MEC. A especialista Ana Maria Costa de Sousa, Diretora Acadêmica da holding Una/Unimonte e Consultora da Seduc (Soluções Educacionais) vai abordar os princípios e processos avaliativos do SINAES, apresentando estudo de casos para ilustrar os grupos de indicadores do Instrumento de Avaliação Externa, além de levantar os aspectos formais a serem considerados pelas IES para a preparação do processo avaliativo.
A importância do Coordenador-gestor para atingir e manter os níveis de qualidade nos cursos superiores será apresentado por Ana Cristina Canettieri, Diretora Geral da CADEC (Consultoria de Ensino Superior). Segundo a diretora, a gestão das IES está intimamente ligada à questão da qualidade. “Como um dos requisitos para a continuidade da oferta dos cursos superiores é a avaliação do padrão de qualidade pelo poder público, é imprescindível que os gestores universitários – dirigentes, diretores, pró-reitores e coordenadores de curso – conheçam a nova sistemática de avaliação no contexto da Lei do SINAES, para que possam implementar ações sobre o novo posicionamento do coordenador de curso como gestor estratégico”, afirma.
O programa completo da Jornada Regional de São Paulo está disponível no Portal do SEMESP (www.semesp.org.br).
Serviço: Jornada Regional de São Paulo Data: 24 e 25/04/2007 Horário: 9h00 às 17h30 Local: Sede do SEMESP Endereço: R. Cipriano Barata, 2431 – Ipiranga – São Paulo – SP Investimento: Associados do SEMESP – gratuito Não Associados – R$ 100,00 por palestra Inscrições: (11) 6169-4425, com Fabiana, ou jornadas2007@semesp.org.br
Sobre o SEMESP
Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP congrega 389 mantenedoras e 477 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.
Mais informações para a imprensa:
Ana Carolina Prieto e Roseli Ramos Assessoria de Comunicação do SEMESP Segmento Comunicação Integrada 11 3039-5611 e 11 6169-4419 carolprieto@segmentocomunicacao.com.br; rramos@segmentocomunicacao.com.br
|
|