 |
|
Banco Fator |
Rating de empresas Fator é elevado para A pela Austin
Reorganização societária e ampliação de capacidade justificaram decisão de classificadora de risco
A Austin Rating, agência classificadora de risco, elevou o rating do Banco Fator e da Fator Corretora de BBB+ para A. A decisão, tomada na última reunião da Austin, realizada em 30 de março, foi justificada pela estratégia adotada após a reorganização societária nas empresas. Segundo o relatório, a qualidade da administração aumentou a sinergia das empresas Fator.
?A decisão da Austin em elevar a classificação do Banco e da Corretora mostra que tomamos as decisões corretas, tanto ao reorganizar societariamente as empresas Fator quanto ao aumentarmos a capacidade de operação nas bolsas. Devemos prosseguir com essa estratégia, o que nos permitirá manter posições de destaque no mercado?, afirma o presidente Manoel Horacio Francisco da Silva.
Em 2003, definida a questão societária foi consolidada a estratégia que levou o Banco de volta às suas origens, sendo reconhecido como um qualificado prestador de serviços. No ano passado foi registrado lucro de R$ 17 milhões, com retorno de 52% sobre o patrimônio líquido no início do período e de 35% ao final de 2003. Para 2004, a expectativa é de continuidade no crescimento, o que alavancará as principais atividades da instituição, mantendo-a fora do crédito e com uma tesouraria voltada para gerenciamento de caixa, estruturação de operações financeiras para clientes e para atender às necessidades das demais empresas Fator.
O cumprimento da estratégia traçada para a Fator Corretora no decorrer de 2003 constituiu a base para a melhora do rating. Foi ampliada sua capacidade operacional na BM&F e na Bovespa, com o aumento do número de operadores na mesa do pregão e na equipe de retaguarda. Além disso, foram realizados investimentos em tecnologia e ocorreu a mudança para novas instalações. Segundo o relatório da Austin, esses investimentos realizados ao longo do exercício foram bem absorvidos pelo mercado. ?Houve crescimento do volume de operações da BM&F e na Bovespa, reforçando a posição de liderança nestes mercados?, complementa o presidente.
Mônica Serrano Assessora de Comunicação Segmento Comunicação Integrada Fones: 11 3039.5655 e 3039.5600 ramal 402
|