O Ministro-Chefe da Secretária Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, afirmou durante a sessão de abertura do Congresso de Fundação da UGT – União Geral dos Trabalhadores, nesta quinta-feira (19), em São Paulo, que “para o movimento sindical, a fusão das três centrais sindicais, SDS, CAT e CGT, resulta em uma entidade muito mais forte e poderosa para negociar com o governo e o patronato”. Segundo ele, o Governo Federal sempre dialogou com essas três centrais e com os sindicatos independentes que passam a integrar a UGT, “e nós vamos ouvi-los, aceitando as críticas, sem interferir na sua autonomia”, concluiu.
Dulci, que representou o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento, afirmou que também já participou do movimento sindical quando jovem, “por esse motivo entendo que esse é um momento histórico para o país, pois hoje, aqui, está nascendo um novo instrumento de luta da classe trabalhadora brasileira”. Para o Ministro, “os trabalhadores é que devem decidir a direção do movimento sindical” e, nesse sentido, cumprimentou as três centrais “pela coragem de se unirem em uma única entidade em prol de um objetivo maior”.
Participaram da sessão de abertura o Governador José Serra, o Prefeito Gilberto Kassab, o Ministro da Previdência Social Luiz Marinho, o presidente do sindicato dos comerciários, e futuro presidente da UGT, Ricardo Patah, e os presidentes da CAT, Laerte Teixeira da Costa, CGT, Antonio Carlos Salim e SDS, Enilson Simões de Moura.
O Congresso de Fundação da UGT acontece até o dia 21 de julho, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. A nova entidade nasce da fusão de três centrais sindicais, Central Geral dos Trabalhadores (CGT), Social Democracia Sindical (SDS) e Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT), e terá a participação de cerca de mil sindicatos que reúnem aproximadamente 8 milhões de trabalhadores.
Serviço:
Congresso de Fundação da UGT
Data: 19, 20 e 21 de julho de 2007
Local: Centro de Convenções do Anhembi
Endereço:
Mais informações sobre este aviso de pauta:
Ana Carolina Prieto / Renata Salles / Ricardo Lombardi
Segmento Comunicação Integrada
(11) 3095-7500 / 3095-7503 / 3095-7504
Sala de Imprensa do Congresso da UGT
(11) 6824-3427