SERVIÇOS
EVENTOS
Carbocloro inaugura ampliação
 
Exposição Presença do Alumínio da ABAL
 
Supplier’s Day Keiper - Aliança para o futuro
 
Inauguração da Subestação de Energia da Carbocloro
 
Exposição da ABAL no Mackenzie
 
Visita de Dona Lu Alckmin à fábrica da Carbocloro.
 
Comemoração dos 40 anos da Carbocloro
 
   
  Rua Cunha Gago, 412
4º andar - Pinheiros
CEP 05421-001
São Paulo - SP
Fone: (11) 3095-7500
Fax: (11) 3095-7509




   
   
   
   
CLIENTES
ABAL - Associação Brasileira do Alumínio

Uso do alumínio em automóveis é o maior em dez anos

Números da Associação Brasileira do Alumínio mostram que o consumo no setor de transportes cresceu 28,3% entre 2003 e 2004. No ano passado foram 190,7 mil toneladas

Em 2004, a indústria automotiva e de transportes ratificou sua posição de uma das maiores consumidoras de alumínio no Brasil. Com um crescimento de 28,3%, o setor consumiu 190,7 mil toneladas do metal no ano passado. Segundo a Associação Brasileira do Alumínio - ABAL, esse foi o melhor desempenho nos últimos dez anos. O segmento representou 25,7% do consumo doméstico de produtos transformados de alumínio e a perspectiva da entidade é que esse valor seja dobrado nos próximos dez anos.

A busca por veículos que tenham um menor consumo de combustível e bom desempenho ambiental sem perda de performance levou a indústria automobilística a procurar cada vez mais materiais mais leves, entre eles o alumínio. Dados de 2002 mostraram que cada carro nacional tem, em média, 45kg de alumínio aplicado em peças de sistemas como motores, suspensões e refrigeração. Na Europa a razão era de 95kg/veículo e, nos Estados Unidos, 124kg/veículo. Em todo o mundo, mais de um quarto de todo o metal produzido é usado na fabricação de automóveis, utilitários, ônibus, vagões, embarcações, aviões e espaçonaves. Em 2015, a previsão é que o alumínio será responsável por 200kg no peso total dos veículos europeus.

A criação de novas tecnologias e sistemas de produção facilitam a maior utilização do metal no setor automotivo. Entre elas, a hidroconformação traz soluções inovadoras, especialmente em estruturas de carroceria. Se bem aplicado em termos de escala, traz muitos benefícios, como a redução do número total de componentes/partes de uma estrutura, a eliminação de processos de soldagem e fixação e a facilitação dos processos de montagem.

Vantagens do alumínio na indústria automotiva

A implantação cada vez maior de peças feitas com alumínio auxilia o setor a desenvolver carros com designs mais modernos, capazes de garantir maior segurança, com melhor desempenho e diminuição do consumo de combustível. O alumínio absorve duas vezes mais a energia do impacto e oferece o dobro de resistência na comparação com o aço. Essa característica aumenta a segurança do veículo utilizando um metal três vezes mais leve que o aço.

Por ser mais leve, o alumínio melhora o desempenho do veículo, já que proporciona acelerações mais rápidas e frenagens mais curtas. A redução da massa e do centro de gravidade aumenta a aderência do veículo ao solo e permite a subtração de até 300kg num carro de tamanho médio, que pesa em torno de 1400 kg. A redução de 100kg no peso de um carro, facilmente obtida pelo uso de componentes em alumínio, permite uma economia de 0,3 a 0,6 litros de combustível a cada 100 quilômetros. Essa redução representa 20% a menos de gases poluentes emitidos na atmosfera.

Além de contribuir para a diminuição na poluição atmosférica, o alumínio pode ser infinitamente reciclado e, por ser resistente à corrosão, protege o patrimônio dos motoristas.

Onde tem alumínio?
Veja em quais sistemas o metal é mais utilizado pela indústria automotiva:

Estrutura ? A combinação entre durabilidade, resistência à corrosão, versatilidade e outras propriedades físicas fazem do alumínio uma excelente opção na fabricação de carrocerias e estruturas de automóveis e utilitários.

Suspensão ? Sua resistência mecânica e leveza são vitais para sistemas de suspensão.

Refrigeração
? Por ser excelente condutor de calor e apresentar alta resistência à corrosão, o alumínio é intensamente utilizado como componente de radiadores, compressores e condensadores de ar condicionado.

Acabamento
? Formas inovadoras e designs modernos, que aumentam a performance do veículo e otimizam o espaço disponível interna e externamente, são criados aproveitando-se a maleabilidade do alumínio.

Mais informações:
Marcelo do Ó
Assessor de Comunicação - ABAL
Tel. (11) 3039-5600 - r. 235
marcelo@segmentocomunicacao.com.br

ATENDIMENTO
RELEASES
CLIPPING
EVENTOS

Voltar