 |
|
LIBBS Farmacêutica |
ABC terá campanha de prevenção à falta de circulação arterial nas pernas
Com o objetivo de orientar a população sobre os riscos da claudicação intermitente, no próximo sábado, dia 16, equipe da Faculdade de Medicina do ABC dará atendimento gratuito em Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul
No próximo sábado, dia 16 de abril, das 9h00 às 16h00, acontecerá a Campanha de Saúde Vascular: Prevenção da Falta de Circulação Arterial nas Pernas, em três cidades do ABC Paulista, Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul. Promovida pela Disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC, em parceria com a Liga de Combate às Doenças Vasculares e Liga de Diabetes, ambas da mesma instituição, a iniciativa pretende orientar a população sobre os riscos da chamada claudicação intermitente ? dores, desconforto ou formigamento na barriga da perna provocada pela caminhada, que desaparece ao parar de andar, mas volta com o reiniciar da atividade. Uma equipe de acadêmicos e médicos assistentes da referida disciplina dará atendimento gratuito à população, por meio de exame físico, para identificar portadores de insuficiência arterial e encaminhá-los para tratamento.
A campanha, que conta com o apoio das Prefeituras Municipais das três cidades envolvidas e da Libbs Farmacêutica, também objetiva a divulgação das formas de prevenção da doença. Para isso, serão distribuídos folhetos informativos, além do atendimento médico individual. No ano passado a referida equipe da Faculdade de Medicina do ABC organizou quatro campanhas sobre o tema. Devido ao sucesso e ao desconhecimento da doença pela população e até mesmo entre profissionais da área da saúde, a campanha ganha esta nova edição. (Ver endereço dos locais de atendimento abaixo).
A doença
A claudicação intermitente é um sintoma da doença obstrutiva das artérias dos membros inferiores que limita a atividade física de grande parcela da população. Segundo a coordenadora da campanha, a cirurgiã vascular e médica assistente da Disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Yumiko Regina Yamazaki, muitas vezes o paciente relaciona essa queixa com o sintoma próprio da progressão da idade, não dando a devida importância. ?Geralmente, só procuram o médico após o aparecimento das complicações como úlceras de difícil cicatrização e/ou gangrenas, acarretando grandes prejuízos e custos aos pacientes assim como aos serviços de saúde, postos e hospitais (medicação, curativos, internações, cirurgias)?, afirmam os médicos. Com a detecção precoce e o tratamento desse quadro, pode-se possibilitar uma melhor qualidade de vida, melhorando o desempenho durante a caminhada, em relação à dor e a distância percorrida, permitindo diminuir a limitação de suas atividades sociais (modificação do estilo de vida) e profissionais (capacidade produtiva).
Além de afetar a capacidade de locomoção, a doença arterial obstrutiva periférica é considerada um indicador de doença vascular. ?Cerca de 60% dos pacientes que têm claudicação intermitente apresentam outras complicações cardiovasculares, tendo risco elevado de sofrer infarto do miocárdio, derrame cerebral ou morte de origem cardiovascular?, alerta a Dra. Yumiko Yamazaki.
A incidência da doença aumenta com a idade. Segundo estatísticas norte-americanas, cerca de 10% da população acima de 50 anos apresenta o problema. Na campanha também serão avaliados os fatores de risco, como diabetes, hipertensão, tabagismo, colesterol alto, obesidade etc., que serão cuidadosamente esclarecidos à população. Uma vez controlados, pretende-se interromper a evolução da doença arterial crônica.
SERVIÇO:
Campanha de Saúde Vascula: Prevenção da Falta de Circulação Arterial nas Pernas ? Claudicação Intermitente Data: 16 de abril ? sábado Horário: Das 9 h às 16 horas
Endereços:
Santo André: Centro de Especialidades I - Av. Ramiro Colleoni, 220 - Vila Bastos
São Bernardo do Campo: UBS Demarchi - Rua Albino Demarchi, 131
São Caetano do Sul: Espaço Verde Chico Mendes - Rua Fernando Simonsen, 566 - B. Cerâmica
Realização: Disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina do ABC ? Prof. Dr. Ohannes Kafejian
Outras informações sobre essa sugestão de pauta:
Ana Carolina Prieto e Renata Melo Assessoras de Comunicação Segmento Comunicação Integrada Tels: 3039-5655 e 3039-5600- r. 273 ou 213 carolprieto@segmentocomunicacao.com.br e renatamelo@segmentocomunicacao.com.br www.segmentocomunicacao.com.br |
|