 |
|
Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo |
Stephen Kanitz diz que o futuro do ensino superior é a especialização
Conferencista do 10º Fnesp sugere que o setor particular invista nos cursos de pós-graduação de curta duração para manter os alunos nas instituições
O administrador e consultor de empresas Stephen Kanitz afirmou nesta sexta-feira (26), durante o 10º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), em São Paulo, que a saída para se acompanhar a velocidade com que se produz conhecimento no mundo hoje é a especialização. “Hoje o conhecimento dobra a cada três meses, por isso, o que se ensina no primeiro ano de uma faculdade já está obsoleto no último. O caminho, então, é saber 100% de um assunto e, ainda assim, essa informação está ao alcance de todos e é descartável. Por isso, as instituições devem investir em cursos que mantenham a atualização do conhecimento ao longo da vida profissional de seus alunos”.
Kanitz fez referência à importância dos resultados da pesquisa realizada pelo Semesp que avaliou o impacto do ensino superior no mercado de trabalho. A pesquisa mostra que, além de constituírem um importante alavancador de uma carreira profissional, são as instituições particulares as que melhor atendem às demandas das empresas.
Por manterem uma oferta de cursos maior e mais dinâmica, as instituições particulares têm a preferência dos profissionais que já cursaram, estão cursando ou pretendem cursar uma pós-graduação. Entre os profissionais de todos os níveis que pretendem fazer um curso de pós-graduação, a pesquisa identificou um predomínio das IES particulares de 100% entre os profissionais de alto escalão das empresas, 85% entre os gerentes, 96% entre os analistas e 93% entre os profissionais recém-formados.
No final da palestra Kanitz discordou do conceito que identifica como privadas as instituições particulares. “As instituições dirigidas por vocês, na verdade, são públicas, porque elas permitem o acesso de todo o público interessado numa formação superior. As instituições chamadas públicas são, na verdade, estatais, às quais só têm acesso um reduzido número de interessados que se destaca do restante do público que almeja uma educação superior”.
Acesse a programação completa do 10º FNESP no site www.fnesp.com.br
Serviço
10° Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro Data: 25 e 26 de setembro de 2008 Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions Endereço: Rua Martins Fontes, 71 – Centro – São Paulo Mais informações: www.fnesp.com.br
Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 383 mantenedoras e 538 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.
Mais informações para a imprensa:
Vito Zanella Neto/ Ana Carolina Prieto Assessoria de Comunicação do SEMESP
Segmento Comunicação Integrada (11) 2069-4419/ (11) 3095-7503
vito@semesp.org.br carolprieto@segmentocomunicacao.com.br
|