SERVIÇOS
EVENTOS
Carbocloro inaugura ampliação
 
Exposição Presença do Alumínio da ABAL
 
Supplier’s Day Keiper - Aliança para o futuro
 
Inauguração da Subestação de Energia da Carbocloro
 
Exposição da ABAL no Mackenzie
 
Visita de Dona Lu Alckmin à fábrica da Carbocloro.
 
Comemoração dos 40 anos da Carbocloro
 
   
  Rua Cunha Gago, 412
4º andar - Pinheiros
CEP 05421-001
São Paulo - SP
Fone: (11) 3095-7500
Fax: (11) 3095-7509




   
   
   
   
Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo

Campanha vai estimular a proteção solar nas montanhas

Ação conjunta da SBD RESP e outras entidades ligadas à Dermatologia orientará turistas de Campos do Jordão durante feriado sobre a importância da proteção da pele no inverno

Com a chegada das baixas temperaturas, milhares de pessoas vão para as montanhas curtir o frio, mas muitas não sabem que nessas localidades a radiação solar é tão forte quanto na praia. Para orientar a população sobre a importância da fotoproteção em regiões montanhosas, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD RESP), o Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) realizarão uma campanha de orientação à população durante o feriado de Corpus Christi, de 22 a 25 de maio, na cidade de Campos do Jordão. O Programa de Prevenção do Melanoma “Ação nas Montanhas”, que tem apoio da Prefeitura de Campos do Jordão, prevê a distribuição de folhetos e a instalação de um stand no centro da cidade, com a presença de promotores divulgando o programa.

Segundo o presidente da SBD RESP, Dr. Dilhermando Calil, “as altitudes mais altas favorecem a maior incidência dos raios ultravioletas do sol (UVA e UVB) na pele. Os problemas causados pela exposição solar desprotegida, que muitas vezes só se revelam a médio ou longo prazo, podem e devem ser evitados, bastando utilizar sempre filtros solares, além de outros fatores de proteção como boné, chapéus e roupas adequadas”.

Apenas os raios UVB causam as queimaduras solares, portanto, o fato de não ficar vermelha, não significa que a pele não sofreu a ação danosa da radiação UV. A radiação UVA não causa queimaduras, mas danifica a pele. Portanto, o sol de inverno que parece não causar problemas, na verdade também está prejudicando a pele, favorecendo, principalmente, o seu envelhecimento e predispondo ao aparecimento do câncer de pele.

O presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma, idealizador da campanha, Mauro Enokihara, explica que o objetivo é alertar a população sobre um perigo invisível: os raios ultravioletas emitidos pelo sol, que também são nocivos quando há baixas temperaturas. “O conceito sobre fotoproteção já está bem sedimentado na população durante os meses do verão. Neste momento, precisamos divulgar a importância da proteção solar também no inverno, em dias nublados e em locais de altitudes, como em Campos do Jordão”, reforça o dermatologista.

A radiação Ultravioleta (UV) faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir a pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento. Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer de pele, sendo o melanoma o tipo mais comum.


Dicas do Programa de Prevenção do Melanoma

Os raios ultravioleta (UV) induzem a queimaduras, envelhecimento precoce da pele e, após exposição solar desprotegida, podem levar ao câncer de pele, sendo o melanoma um dos mais graves. Para proteger você e seus filhos dos riscos que esses raios provocam, alguns cuidados são fundamentais:

• Prefira fazer exercícios ao ar livre até às 10h e após as 16h;
• Use camiseta;
• Use boné com aba ou chapéu;
• Use óculos escuros com proteção UV;
• Use filtro solar com FPS maior do que 15.

Lembre-se: essas precauções valem também para os dias nublados e para locais de altitudes.

Sobre a SBD RESP

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD RESP) é uma entidade médica sem fins lucrativos, organizada com a finalidade de fomentar a pesquisa, o ensino e o aprimoramento científico da dermatologia como especialidade médica. Fundada em 1970, a SBD-RESP congrega atualmente cerca de 1.900 associados. A entidade organiza uma série de eventos durante todo o ano, como os Cursos de Educação Médica Continuada em Dermatologia (CEMC-D), as Jornadas e, no final de cada ano, a RADESP (Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo), e cursos sobre essa especialidade voltados exclusivamente para jornalistas. Além dos eventos regionais, a SBD-RESP dá apoio aos eventos e iniciativas da SBD Nacional, como a Campanha contra o Câncer de Pele.

Mais informações para a imprensa:


Ana Carolina Prieto
Supervisora de Atendimento
Segmento Comunicação Integrada
(11) 3095-7503 e (11) 3095-7500
carolprieto@segmentocomunicacao.com.br

ATENDIMENTO
RELEASES

Voltar