SERVIÇOS
EVENTOS
Carbocloro inaugura ampliação
 
Exposição Presença do Alumínio da ABAL
 
Supplier’s Day Keiper - Aliança para o futuro
 
Inauguração da Subestação de Energia da Carbocloro
 
Exposição da ABAL no Mackenzie
 
Visita de Dona Lu Alckmin à fábrica da Carbocloro.
 
Comemoração dos 40 anos da Carbocloro
 
   
  Rua Cunha Gago, 412
4º andar - Pinheiros
CEP 05421-001
São Paulo - SP
Fone: (11) 3095-7500
Fax: (11) 3095-7509




   
   
   
   
CLIENTES
Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo

Conferencistas propõem modelo privado como solução para educação superior

Palestras do 10º FNESP mostram que estagnação do mercado de ensino superior no Brasil exige adoção de modelo empreendedor inclusive na universidade pública

“O mercado do ensino superior expandiu em virtude do crescimento do ensino médio. Em 10 anos, mais que triplicou, mas agora está se esgotando porque as matrículas no ensino médio estagnaram. Se não for feita alguma coisa, o ensino superior vai sofrer conseqüências”. O alerta foi feito pelo economista e professor do IBMEC e USP Naércio Aquino Menezes Filho, durante o 10º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), organizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp, que acontece em São Paulo.

Segundo Menezes Filho, uma das causas da estagnação do ensino médio é transição demográfica. “O Brasil sempre foi um País jovem e agora está adulto”, disse o economista acrescentando que é preciso mudanças. “Para ampliar mercado educacional é necessário melhorar a qualidade da educação superior e básica, melhorar a gestão e ter um ensino voltado para o aprendizado, com avaliações periódicas e políticas de incentivos”, explica.

O especialista em mercado universitário Fábio José Garcia dos Reis, diretor acadêmico da Unisal, que participou da mesma sessão do Fórum, concorda com Menezes Filho e também alerta: “As instituições de ensino superior que não mudarem seu sistema de governança vão se inviabilizar”.

Em sua palestra no 10º FNESP, Garcia dos Reis apresentou vários cases de sucesso em outros países, principalmente no Chile, onde existe uma postura empreendedora. “Em vários países usa-se nas universidades o New Public Management, orientado para o mercado, negócios e empreendedorismo, com a preocupação em atender a demanda dos alunos e dialogar com o mercado”, informa o especialista.

Segundo o palestrante, as instituições que apresentam o melhores resultados são as que utilizam o sistema privado como modelo empreendedor, mesmo sendo públicas. “Esse sistema inclui, por exemplo, reitores escolhidos por head hunters e a participação de empresários como membros do board de governança das universidades”, destacou.

Acesse a programação completa do 10º FNESP no site www.fnesp.com.br

Serviço

10° Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Data: 25 e 26 de setembro de 2008
Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions
Endereço: Rua Martins Fontes, 71 – Centro – São Paulo

Mais informações: www.fnesp.com.br

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 383 mantenedoras e 538 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. 

Mais informações para a imprensa: 

Vito Zanella Neto/ Ana Carolina Prieto
Assessoria de Comunicação do SEMESP 

Segmento Comunicação Integrada
(11) 2069-4419/ (11) 3095-7503

vito@semesp.org.br
carolprieto@segmentocomunicacao.com.br

ATENDIMENTO
RELEASES
CLIPPING
PUBLICACÕES

Voltar