 |
|
Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo |
Semesp diz que construção oportunista de índices e rankings pelo MEC mascara a realidade
Presidente Hermes Figueiredo defendeu hoje (25) na abertura do 10º FNESP a criação de um sistema de avaliação independente do governo e das instituições
Foto: Sandro Rodrigues
O presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, afirmou nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, durante a abertura do 10º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), em São Paulo, que “a construção oportunista de índices e rankings mal formulados não leva a nada, a não ser a mascarar a realidade”.
Referindo-se ao novo Índice Geral de Cursos, o IGC, divulgado pelo MEC, Figueiredo disse que “por ser muito complexa, subjetiva e de grande repercussão para as instituições de ensino, antes de ser aplicada essa metodologia de avaliação deveria ser validada por um órgão especializado – e este órgão jamais poderia ser governamental, mas sim independente”, concluiu o educador. Para o presidente do Semesp, “é evidente que o MEC não tem condições de fazer uma avaliação adequada das 2.270 instituições e 22 mil cursos superiores existentes no país, o que torna esses exercícios estatísticos demasiadamente imprecisos e equivocados”.
Em seu discurso para uma platéia de cerca de 300 pessoas, entre mantenedores e gestores de instituições de ensino superior, educadores, autoridades, intelectuais e jornalistas, Figueiredo destacou, no entanto, que “o segmento particular sempre defendeu, neste Fórum, a necessidade de criação de um sistema próprio e independente de certificação e avaliação de cursos e de instituições”. Fazendo um balanço dos 10 anos de Fórum, realizado anualmente pelo Semesp desde 1999, o presidente da entidade lembrou que “foi aqui, também, que o setor formulou as bases para a elaboração de um modelo de agência, a partir de casos de sucesso registrados em outros setores e em outros países, cuja viabilidade econômico-financeira e de investimento inicial seja garantida pela adesão das instituições participantes, interessadas em mostrar para sociedade a qualidade do ensino oferecido”.
Dos diversos Fóruns até agora realizados, segundo o presidente do Semesp, surgiram idéias que se transformaram em projetos inovadores no âmbito do Semesp e das instituições de Ensino Superior Particular. “No Fórum do ano passado, por exemplo, depois de avaliarmos a questão da qualidade, da concorrência e da ética na educação superior, anunciamos uma série de propostas, entre as quais se incluiu a criação da Câmara Mediadora de Assuntos Concorrenciais, destinada a mediar controvérsias entre as entidades associadas em seus processos competitivos, para evitar conflitos judiciais”, exemplificou.
O presidente do Semesp pontuou que importantes posicionamentos para a defesa do segmento particular também foram extraídos dos debates promovidos pelo Fórum. “Em 2005, trouxemos ao debate os mais variados assuntos pertinentes a um verdadeiro ajuste na educação superior brasileira, com o objetivo de oferecer subsídios consistentes ao projeto de Reforma Universitária que, por sua precariedade, dorme até hoje em berço esplêndido na Câmara dos Deputados”, afirmou.
Neste ano, o Semesp homenageou a Profa. Gilda Portugal Gouveia, idealizadora do FNESP, que propôs a organização de um grande evento destinado à discussão dos temas de interesse, não apenas das entidades mantenedoras do ensino superior particular do país, mas da educação superior brasileira como um todo.
Acesse a programação completa do 10º FNESP no site www.fnesp.com.br
Serviço 10° Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Data: 25 e 26 de setembro de 2008 Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions Endereço: Rua Martins Fontes, 71 – Centro – São Paulo Mais informações: www.fnesp.com.br
Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 383 mantenedoras e 538 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.
Mais informações para a imprensa: Vito Zanella Neto/ Ana Carolina Prieto Assessoria de Comunicação do SEMESP
Segmento Comunicação Integrada (11) 3095-7503
Semesp (11) 2069-4419
vito@semesp.org.br carolprieto@segmentocomunicacao.com.br |
|