 |
|
UGT - União Geral dos Trabalhadores. |
Secretário geral da ORIT elogia unificação de centrais na UGT
Victor Báez, que estará presente no Congresso de Fundação da nova entidade, diz que a criação da central unificada segue tendência do sindicalismo mundial
O paraguaio Victor Báez, secretário geral da Organização Regional Interamericana de Trabalhadores (ORIT), que representa cerca de 45 milhões de trabalhadores dos países do continente americano, elogiou nesta sexta-feira (13), em São Paulo, a criação da União Geral dos Trabalhadores (UGT). O Congresso de Fundação da nova entidade será realizado nos dias 19, 20 e 21 de julho, no Anhembi, em São Paulo, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Governador do Estado de São Paulo, José Serra.
Segundo o sindicalista, o exemplo da UGT, que surge da fusão de três centrais sindicais, Central Geral dos Trabalhadores (CGT), Social Democracia Sindical (SDS) e Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT), e da adesão de sindicatos independentes, deverá ser seguido pelas centrais dos demais países do Continente Americano: “Existe hoje um arquipélago de organizações sindicais, com pequena representatividade. As centrais terão de se unir”, afirmou.
Báez diz que a formação da UGT no Brasil segue uma tendência do sindicalismo mundial. Ele lembra que, para se adaptar aos desafios impostos pela economia global e pelo novo mundo do trabalho, as duas maiores organizações de trabalhadores mundiais (CIOSL e CMT) promoveram uma fusão, criando a Confederação Sindical Internacional (CSI). No plano continental, está prevista para março de 2008 a consolidação do processo de unidade entre a ORIT e a CLAT (Central Latino-Americana de Trabalhadores). “Como conseqüência da globalização, os trabalhadores do hemisfério norte e do sul passaram a enfrentar os mesmos problemas diante das novas relações de trabalho. O adversário em comum é o modelo neoliberal que deve ser combatido pelo movimento sindical aliado aos governos progressistas”, explica o sindicalista.
Além do dirigente da ORIT, participarão do Congresso da UGT cerca de 30 representantes de organizações internacionais de trabalhadores da Itália, França, Espanha, Portugal, Holanda e Argentina, entre elas a CSI, a Union Network International (UNI) e a Confederación Sindical de Comisiones Obreras.
Mais informações sobre esta pauta:
Ana Carolina Prieto / Renata Salles Segmento Comunicação Integrada (11) 3095-7500 / 3095-7503 / 3095-7504 |
|