SERVIÇOS
EVENTOS
Carbocloro inaugura ampliação
 
Exposição Presença do Alumínio da ABAL
 
Supplier’s Day Keiper - Aliança para o futuro
 
Inauguração da Subestação de Energia da Carbocloro
 
Exposição da ABAL no Mackenzie
 
Visita de Dona Lu Alckmin à fábrica da Carbocloro.
 
Comemoração dos 40 anos da Carbocloro
 
   
  Rua Cunha Gago, 412
4º andar - Pinheiros
CEP 05421-001
São Paulo - SP
Fone: (11) 3095-7500
Fax: (11) 3095-7509




   
   
   
   
CLIENTES
Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo

Poder de avaliação do Estado exige definição clara da política pública adotada

Professor da Universidade Twente da Holanda diz que é imprescindível ser claro sobre os fins a serem buscados e como os mesmos podem ser incluídos no processo de avaliação

Ao apresentar nesta quinta-feira (19), em São Paulo, a Conferência Magna do 8º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, organizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP, o professor de Estudos Comparados sobre Políticas de Educação Superior da Universidade Twente da Holanda, Guy Neave, defendeu que o Estado Avaliador é poderoso precisamente porque a sua função é verificar a adoção de políticas e o compromisso das instituições, sejam elas públicas ou privadas, com o objetivo central da política públicas estabelecida.  Mas advertiu que, justamente por ser “uma instrumentalidade bastante poderosa, torna-se imprescindível ser claro sobre os fins a serem buscados ou sobre outras prioridades, e como podem ser incluídas no processo de avaliação”.

Falando sobre a  privatização da educação superior e a dinâmica do estado avaliador, Guy Neave destacou as mudanças na relação entre o ensino superior e o governo ocorridas na Europa Ocidental e Oriental. “Há um ímpeto rumo à privatização e a ascensão do Estado Avaliador como poderoso formulador de políticas, tanto na ‘velha’ como na ‘nova’ Europa”, disse ele. Ao examinar o papel do chamado Estado Avaliador, o palestrante trouxe à tona questões fundamentais sobre o poder, a autoridade e, sobretudo, os fins para os quais o Estado atua. “Educação superior para quem? Em que termos? E para promover que espécie de sociedade? Que visão social?”, questionou o conferencista.

Ao analisar a questão sob o aspecto da oposição entre público e privado, o expositor afirmou que é preciso considerar o impacto e as conseqüências dessa questão clássica na provisão de educação superior em relação à autonomia institucional. “Quando as instituições são julgadas com base na sua produção, a forma de propriedade realmente não tem a menor importância”, conclui Neave. 

Hoje (20), o professor da Universidade do Porto, de Portugal, e presidente do Centro de Investigação Política para o Ensino Superior, Alberto Sampaio Castro Amaral, falará sobre “ Universalização e Financiamento da Educação Superior : Os Desafios das Políticas de Inclusão Social e das Ações Afirmativas”. O presidente do Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação, Edson de Oliveira Nunes abordará o tema “Avaliação, Regulação e Acompanhamento: Há competência técnica, isenção e equidade na atuação do MEC?”. A sessão de encerramento do Fórum acontece às 17h30, com a participação do Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, presidente do Semesp.
Serviço
 
8° Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro

Data: 19 e 20 de outubro de 2006
Local: Centro de Convenções do Hotel WTC
Endereço: Av. Nações Unidas, 12.559 – Brooklin Novo – São Paulo
Mais informações e inscrições:
www.semesp.org.br
 
Sobre o SEMESP

Fundado em 1979, Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo congrega 364 mantenedoras e 456 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Outras informações sobre esta sugestão de pauta:
 
Ana Carolina Prieto
Supervisora de Atendimento
Segmento Comunicação Integrada
(11) 3039-5611 ou 3039-5617
carolprieto@segmentocomunicacao.com.br 

Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Segmento Comunicação Integrada
(11) 6169-4419 ou (11) 6169-4444 – ramal 4419
(11) 9302-8822
rramos@segmentocomunicacao.com.br                
roseli@semesp.org.br

ATENDIMENTO
RELEASES
CLIPPING
PUBLICACÕES

Voltar