 |
|
Oberthur Card Systems |
Migração para cartões inteligentes traz Oberthur Card Systems ao Brasil
Líder mundial no mercado de pagamentos chega ao país de olho na implantação da plataforma EMV pelo setor bancário até 2006
A migração dos cartões de tarja magnética para os smart cards, estabelecida mundialmente pelas bandeiras Mastercard e Visa, traz ao Brasil a empresa líder mundial no mercado de pagamentos. De olho num mercado estimado entre U$ 50 e US$ 60 milhões, a Oberthur Card Systems inaugurou no dia 24 de novembro uma fábrica em Cotia (SP), sua primeira unidade fabril na América Latina. A multinacional francesa pretende oferecer, além de cartões inteligentes, suporte técnico às instituições financeiras que, no Brasil, deverão efetivar a transição até 2006. A empresa vai atuar também no mercado de telefonia: os dois primeiros contratos da empresa no Brasil já foram assinados e ela vai fornecer cartões inteligentes para a Telemig Celular e Amazônia Celular.
Forçada pelo alto número de fraudes, no mundo todo a indústria de cartões está adotando a tecnologia EMV (European Mastercard Visa), que é mais segura. Cerca de 16 milhões de usuários só na bandeira Mastercard deverão utilizar o novo sistema. Bancos como Bradesco, Caixa, Itaú e Unibanco estão envolvidos no processo. Com o novo parque industrial, a Oberthur traz sua experiência internacional para ampliar seus negócios no mercado brasileiro. A fábrica tem capacidade para produzir 12 milhões de cartões por ano, número que pode ser ampliado em quatro vezes em caso de aquecimento de demanda.
"Escolhemos o Brasil porque o consideramos como o maior mercado para o setor de cartões da América Latina", afirma Pierre Dossa, presidente da Oberthur Card Systems no Brasil. Dossa acumula uma longa experiência no Brasil, como ex-presidente do Banco Francês e Brasileiro (Credit Lyonnais) e afirmou que a empresa está no país para investir em tecnologia e dividir o know how com os profissionais brasileiros. "Uma das razões de estarmos aqui é o alto nível dos engenheiros brasileiros e a qualidade da mão-de-obra como um todo".
Dossa ressalta que o atual momento brasileiro é extremamente favorável à chegada da Oberthur. "A migração iniciada pelos grandes bancos brasileiros dos cartões com tarja magnética para cartões com chip e a abertura adotada pelo governo brasileiro para a utilização de serviços de última geração abre perspectivas promissoras".
A nova plataforma já está sendo utilizada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Jundiaí e Campinas. Os cartões têm como principal benefício a versatilidade. Um mesmo smart card pode armazenar informações para programas de milhagem, realizar transações financeiras e ser reconhecido para dar descontos em certos estabelecimentos comerciais. A mesma unidade pode ser utilizada em qualquer lugar do mundo.
A unidade produtiva da Oberthur em Cotia será responsável pela aplicação dos chips nos cartões, o chamado "embedding"; na sua personalização, ou seja, a aplicação de dados variados; e no "fulfilment", o acondicionamento e expedição dos cartões. Os cartões inteligentes são versáteis e permitem multiaplicações.
Sobre a Oberthur Card Systems
Com vendas de 430 milhões de euros em 2003 (1,5 bilhão de reais), com 30 escritórios comerciais com suporte técnico e 20 fábricas situadas em países dos cinco continentes, a Oberthur Card Systems é uma das principais provedoras mundiais de soluções baseadas na tecnologia de cartões inteligentes (cartões com chip), software e aplicações, incluindo cartões de telefonia móvel e multiaplicativos, responsável pela personalização de mais de 400 milhões de cartões bancários por ano.
Do faturamento da empresa em 2003, 54% veio do mercado de pagamento e serviços, onde ela é a principal fornecedora mundial de cartões Visa e Mastercard com chip e de tarja. Telefonia móvel representou 33%, com uma oferta de soluções abertas e inter-operáveis baseada na tecnologia Java. Nos últimos 20 anos, mais de 5 mil instituições financeiras foram atendidas pela empresa. E, nos últimos dois anos, a Oberthur emitiu e personalizou mais de 60 milhões de cartões EMV, tendo implantado mais de 50 pilotos desse sistema.
Em termos globais, a Oberthur Card Systems detém 32,1% do mercado mundial dos cartões com chip dos bancos, 11,8% do mercado de cartões de telefonia móvel (GSM) com tecnologia SIM. Na França, a empresa domina 60% do mercado, que é altamente competitivo. No Reino Unido e nos países do Benelux, é responsável por 65% do mercado de personalização de cartões com chips. Nos EUA, onde emitiu para a Amex o primeiro cartão com chip para pagamento, ocupa 45% do mercado de personalização dos cartões de tarja. A empresa participa também de todos os projetos de EMV no Oriente Médio, fornecendo personalização externa para agilizar a migração para o sistema.
Mais informações:
Carlos Battesti e Marcelo do Ó
Segmento Comunicação Integrada
battesti@segmentocomunicacao.com.br ou
marcelo@segmentocomunicacao.com.br
Tels. (11) 3039-5655
|