SERVIÇOS
EVENTOS
Carbocloro inaugura ampliação
 
Exposição Presença do Alumínio da ABAL
 
Supplier’s Day Keiper - Aliança para o futuro
 
Inauguração da Subestação de Energia da Carbocloro
 
Exposição da ABAL no Mackenzie
 
Visita de Dona Lu Alckmin à fábrica da Carbocloro.
 
Comemoração dos 40 anos da Carbocloro
 
   
  Rua Cunha Gago, 412
4º andar - Pinheiros
CEP 05421-001
São Paulo - SP
Fone: (11) 3095-7500
Fax: (11) 3095-7509




   
   
   
   
JOBS
Oberthur Card Systems

Líder mundial do mercado de pagamentos inaugura fábrica no Brasil


A Oberthur Card Systems, líder global no mercado de pagamentos e principal fornecedora mundial de cartões das bandeiras Visa e Mastercard, inaugura no próximo dia 24 de novembro a sua primeira fábrica na América Latina. A empresa, que além do segmento de cartões bancários e de telefonia atua mundialmente nas áreas de papeis de segurança, transporte de valores e loterias, instalou um parque industrial no município de Cotia, na Grande São Paulo, com capacidade para produzir até 12 milhões de cartões por ano. Confiando na experiência de suas operações globais em 30 escritórios e 20 fábricas em todo o mundo, a Oberthur chega para atuar no mercado brasileiro de cartões, cujo potencial para 2005 é estimado em US$ 50 a US$ 60 milhões

"O mercado de cartões inteligentes está cada vez mais globalizado", afirma Pierre Dossa, presidente e administrador da Oberthur no Brasil. "Depois da Europa e dos EUA, os cartões com chips estão ampliando sua presença na Ásia e na América Latina. E o Brasil é um eixo fundamental dessa expansão." Acumulando uma experiência de 25 anos no Brasil, onde foi presidente do Banco Francês e Brasileiro (Credit Lyonnais), Pierre Dossa destaca que a adoção do padrão mundial EMV pela Oberthur, que permite que os cartões com chip de qualquer bandeira utilizem um único sistema para operações em diferentes instituições financeiras, representa um diferencial importante para a atuação da empresa nesse mercado. Segundo ele, "com a adoção desse padrão, é possível segmentar melhor a base de clientes e gerenciar de forma mais eficiente os parâmetros de risco das transações feitas com o cartão".

Inicialmente, as operações da Oberthur Card Systems no Brasil vão se concentrar na inserção dos chips nos cartões, o chamado "embedding"; na sua personalização, ou seja, a gravação de dados variáveis; e no "fulfilment", manuseio, montagem e expedição dos cartões. "O chip será produzido na França, utilizando as novas tecnologias de inovação e segurança desenvolvidas pela área de pesquisa e desenvolvimento da empresa", afirma Dossa.

Na nova fábrica de Cotia, a inserção dos chips utilizará um equipamento Cybernetix de última geração, que garantirá maior flexibilidade na produção, custos de importação mais baixos e maior segurança no serviço prestado aos clientes. A personalização será feita com equipamentos Datacard, utilizando uma configuração conhecida para responder ao perfil do mercado brasileiro. O trabalho de acondicionamento e expedição será manual e incorporará o know-how mundial da empresa, oferecendo rapidez e flexibilidade para operar com qualquer tipo de embalagem.

Para implantação de sua operação no Brasil, a Oberthur montou uma equipe de profissionais com ampla experiência no mercado. A começar pelo diretor industrial, Orlando Berne, que é ex-diretor da ABN/GBN. Os dois gerentes de suporte técnico também acumulam boa experiência: Iruino de Lima Jr passou pela Sun Microsystems e pela Gemplus, e Alex Zério pelo segmento de telecom da GD Burti.

Na área de vendas e marketing, o diretor é Manuel Vergez, o único "expatriado" da equipe, há oito anos na empresa, que veio da França depois de ter trabalhado também na Oberthur do México
 
Sobre a Oberthur Card Systems
 
Com vendas de 430 milhões de euros em 2003 (1,5 bilhão de reais), com 30 escritórios comerciais com suporte técnico e 20 fábricas situadas em países dos cinco continentes, a Oberthur Card Systems é uma das principais provedoras mundiais de soluções baseadas na tecnologia de cartões inteligentes (cartões com chip), software e aplicações, incluindo cartões de telefonia móvel e multiaplicativos, responsável pela personalização de mais de 400 milhões de cartões bancários por ano.

54% do faturamento da empresa em 2003, veio do mercado de pagamento e serviços, onde ela é a principal fornecedora mundial de cartões Visa e Mastercard com chip e de tarja. O mercado de telefonia móvel representou 33%do faturamento da Oberthur em 2003, com uma oferta de soluções abertas e inter-operáveis baseada na tecnologia Java. Nos últimos 20 anos, mais de 5 mil instituições financeiras foram atendidas pela empresa. E, nos últimos dois anos, a Oberthur emitiu e personalizou mais de 60 milhões de cartões EMV, tendo implantado mais de 50 pilotos desse sistema.

Em termos globais, a Oberthur Card Systems detém 32,1% do mercado mundial dos cartões com chip dos bancos, 11,8% do mercado de cartões de telefonia móvel (GSM) com tecnologia SIM. Na França, a empresa domina 60% do mercado, que é altamente competitivo. No Reino Unido e nos países do Benelux, é responsável por 65% do mercado de personalização de cartões com chips. Nos EUA, onde emitiu para a Amex o primeiro cartão com chip para pagamento, ocupa 45% do mercado de personalização dos cartões de tarja. A empresa participa também de todos os projetos de EMV no Oriente Médio, fornecendo personalização externa para agilizar a migração para o sistema.

Líder em tecnologia no mercado em que atua, a Oberthur Card Systems registra ainda um respeitável histórico de inovações. Produziu o primeiro cartão com chip com codificações DES, em 1986; o primeiro cartão multiaplicação, em 1990; e o primeiro cartão com chip com codificação RSA, em 1992.

Foi da Oberthur, também, o primeiro cartão de pagamento e acesso pela Internet, o Amex Blue, em 1999; e a primeira solução com reconhecimento das impressões digitais, AutentIC Bio, de 1999. Em 2000, implantou a primeira solução de porta-moedas eletrônica e a primeira plataforma inter-operável, a CosmopolIC.

Pierre Barberis, CEO da Oberthur
 
Desde maio de 2002, é o CEO da Oberthur Card Systems, uma das líderes mundiais no mercado de pagamentos e soluções para cartões de banda magnética, de crédito e débito. Em 1992, assumiu com um grupo de acionistas o controle do Grupo VEV (que possui, entre outras empresas, a Rodier e a Boussac), ocupando o cargo de Presidente e principal controlador.
Antes disso, em 1987, assumiu a Vice-Presidência do grupo de empresas de seguros Axa, atuando no desenvolvimento externo, operações internacionais e gerência de ativos. Em 1983, foi COO e depois CEO do Crédit du Nord, e presidiu a Segin (futura Axime, depois Atos-Origin), introduzida por ele no mercado de ações. Em 1974, ocupou a posição de diretor de Organização e Tecnologia da Informação do Crédit Lyonnais, empresa a que esteve ligado desde 1969, tendo ocupado a função de Diretor de Grupo de agências.

Formado pela "Ecole Polytechnique" e graduado pelo "Institut dês Actuaires Français", Pierre Barberies começou sua carreira em 1964 na "Caisse dês Dépôts et Consignations" no Departamento de Estudos e Investimentos.
 
 
Mais informações sobre esta sugestão de pauta
 
Segmento Comunicação Integrada
Marcelo do Ó
(11) 3039-5655
marcelo@segmentocomunicacao.com.br

 

ATENDIMENTO
RELEASES
CLIPPING

Voltar