 |
|
ABAL - Associação Brasileira do Alumínio |
Exposição Presença do Alumínio é prorrogada até 29 de março
A Exposição Presença do Alumínio: Um panorama histórico, utilitário e artístico do alumínio na vida moderna, promovida pela Associação Brasileira do Alumínio – ABAL foi prorrogada até dia 29 de março. A mostra tem o patrocínio da Alcoa Alumínio, BHP Billiton Metais, Companhia Brasileira de Alumínio – CBA e Novelis do Brasil.
Durante o período da exposição já passaram pelo MuBE mais de três mil visitantes, além da visita monitorada de 32 escolas, em especial da rede pública de ensino, que contaram com transporte gratuito de 1.300 alunos até o museu.
Entre os principais exemplos da aplicação do alumínio no dia-a-dia que podem ser conferidos na exposição, destaque para um coração artificial auxiliar que emprega o metal em 40% de sua composição. Todos os produtos que utilizam o alumínio estão presentes na mostra, integrada por módulos que apontam as principais características do metal, sua trajetória desde a descoberta no século 19, a extração e transformação, o processo da reciclagem, a utilização na arquitetura, engenharia, design, bens de consumo e vestuário, as aplicações mais comuns e as mais curiosas.
Logo na entrada, o público poderá verificar as principais propriedades do alumínio, mostradas através de experimentos expostos em painéis feitos com o metal. Além de peças como motocicleta, bicicleta, computadores, utensílios e peças de vestuário, varias obras de artistas e designers que utilizam o alumínio em seu trabalho estão na exposição, destacando-se as de Paulo Bordhin, Cyro Melo, Osni Branco, Sandra Motta, Valéria Kaveski, Ismael Soudam, Beth Jabour, Fabiola Bergamo e Fábio Falanghe.
Reciclagem
Além da apresentação de produtos e aplicações do alumínio, o tema da reciclagem tem um espaço especial na exposição. Notória por reforçar a consciência ecológica da população e estimular a coleta de outros materiais, a reciclagem do alumínio faz do Brasil líder mundial há cinco anos no reaproveitamento das latas para bebidas.
A exposição mostra os benefícios sociais, ambientais e econômicos desta atividade. Também orienta a população sobre como participar da reciclagem no dia-a-dia e indica programas de coleta e dá dicas sobre como separar as sucatas de alumínio.
Atenta à importância deste assunto, a ABAL promoveu um programa de capacitação pedagógica em reciclagem do alumínio, que contou com 260 participantes entre professores e estudantes do último ano de pedagogia de universidades. Ministrado pela educadora ambiental Maluh Barciotte, o principal objetivo do programa foi orientar os educadores sobre a abordagem da reciclagem do alumínio em sala de aula e estimular a participação das escolas neste processo no dia-a-dia.
Serviço:
Exposição: “Presença do Alumínio: Um panorama histórico, utilitário e artístico do alumínio na vida moderna”
Período: Até 29 de março de 2007
Horários: De terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Local: Museu Brasileiro da Escultura – MuBE
Endereço: Av. Europa, 218 – Jardim América – São Paulo – SP (Acesso para visitação pela Rua Alemanha, nº 221)
Telefone: (11) 3081-8611
Informações para Imprensa:
Segmento Comunicação Integrada
Ricardo Augusto Lombardi
(55 11) 3039-5619 / 5655 / 5611 / 5617 ricardo@segmentocomunicacao.com.br
|