SERVIÇOS
EVENTOS
Carbocloro inaugura ampliação
 
Exposição Presença do Alumínio da ABAL
 
Supplier’s Day Keiper - Aliança para o futuro
 
Inauguração da Subestação de Energia da Carbocloro
 
Exposição da ABAL no Mackenzie
 
Visita de Dona Lu Alckmin à fábrica da Carbocloro.
 
Comemoração dos 40 anos da Carbocloro
 
   
  Rua Cunha Gago, 412
4º andar - Pinheiros
CEP 05421-001
São Paulo - SP
Fone: (11) 3095-7500
Fax: (11) 3095-7509




   
   
   
   
CLIENTES
Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo

Documento de encerramento do 9° FNESP

Presidente do Semesp apresenta documento com os objetivos e as ações que serão desenvolvidas pela entidade como resultado dos debates realizados durante o evento, em São Paulo

 

Como resultado do debate das questões que envolvem a atuação das instituições de ensino superior face aos novos paradigmas da educação no Século 21, que foi realizado por mantenedores, especialistas e educadores do ensino superior brasileiro durante a realização do 9º FNESP – Fórum Nacional Ensino Superior Particular Brasileiro, o SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo estabelece os seguintes objetivos e ações que serão desenvolvidos pela entidade:

 

Objetivos:

 

  • Intensificar a representação das IES e proteger seus interesses nas questões políticas que afetam o setor;
  • Informar e preparar as IES para a adoção de novas práticas de sucesso para o novo ambiente da educação superior;
  • Capacitar as IES para a gestão profissionalizada;
  • Melhorar a imagem e reputação do ensino superior particular na sociedade;
  • Re-equilibrar as relações entre as IES diante da grande competitividade no setor;
  • Indicar caminhos e alternativas para as IES frente à tendência de consolidação do setor.

 

Ações:

 

  • Acompanhamento da tramitação dos projetos ligados ao PDE que tenham relação direta com o Ensino Superior particular, na Câmara dos Deputados e no Senado, bem como de sua formulação e encaminhamento desde o Ministério da Educação, para elaboração de propostas de alteração ou de emendas, apoiadas em estudos especializados, debates políticos e reuniões específicas, visando o aperfeiçoamento ou melhoria dos projetos, notadamente o Projeto de Lei 4.212/2004 referente à Reforma Universitária.
  • Desenvolvimento de iniciativas para criação de um Prouni para pessoas físicas, permitindo o financiamento do ensino superior a jovens carentes em troca de abatimento no Imposto de Renda.
  • Realização de levantamentos sobre inovações técnicas e metodológicas implantadas por instituições do Exterior que sejam interessantes e aplicáveis à realidade brasileira, bem como junto a IES no Brasil cujas práticas inovadoras possam servir de benchmarking, e realização de um Seminário para apresentação dos resultados.
  • Levantamento de sistemas de avaliação para gestão adotados com sucesso em IES e em empresas de outros setores, com elaboração de indicadores que possam servir de parâmetro para as IES e realização de um Seminário para apresentação dos resultados.
  • Elaboração de um modelo de órgão certificador independente da avaliação realizada pelo MEC, com base no levantamento de casos de sucesso registrados em outros setores e em outros países na criação de organismos com esse objetivo, e realização de um seminário para discutir sua implantação e atuação.
  • Realização de novas pesquisas sobre o perfil dos egressos do ensino superior, bem como sobre as ações de Responsabilidade Social das IES, com ampliação do espectro analisado nas pesquisas anteriores, e elaboração de um índice de imagem e reputação do setor.
  • Aprofundamento da utilização pelas IES da Câmara Mediadora de Assuntos Concorrenciais do SEMESP; elaboração de Cartilha para esclarecer o papel e a forma de acesso pelas IES aos diferentes órgãos responsáveis pela orientação, fiscalização e defesa da concorrência (CONAR, CADE, SDE, MEC, etc); e desenvolvimento de mecanismos de estímulo à colaboração pelas IES para o enriquecimento e a consolidação do Código de Ética da ABMES.
  • Desenvolvimento de estudos sobre as tendências no setor para balizar os planos estratégicos das IES e orientá-las sobre o processo de abertura de capital e sobre fundos de investimento, fusões e aquisições.
  • Realização de parcerias com instituições financeiras para criação de linhas de crédito de apoio aos planos de expansão das IES.
  • Posicionamento claro contra a restrição ao capital estrangeiro.

 

 

São Paulo, 28 de setembro de 2007

 

Serviço

 

9° Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro

 

Data: 27 e 28 de setembro de 2007

Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions

Endereço: Rua Martins Fontes, 71 - Centro – São Paulo

Mais informações: www.semesp.org.br

 

Sobre o SEMESP

 

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP congrega 389 mantenedoras e 477 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

 

Outras informações sobre esta sugestão de pauta:

 

Ana Carolina Prieto

Supervisora de Atendimento

Segmento Comunicação Integrada
(11) 3095-7500 ou 6802-7000 ramal 4102

carolprieto@segmentocomunicacao.com.br

 

ATENDIMENTO
RELEASES
CLIPPING
PUBLICACÕES

Voltar