 |
|
EADS - European Aeronautic Defence and Space Company |
EADS obtém grande destaque na LAAD 2005

A assinatura dos contratos CL-X e P3 Orion e o primeiro vôo de sucesso do Airbus A380, além da exibição dos produtos das unidades de negócio da EADS foram os principais destaques da companhia durante a Latin America Aero & Defence (LAAD), maior feira de segurança e defesa da América Latina, realizada de 26 a 29 de abril no Riocentro, Rio de Janeiro. No estande do Grupo EADS, com 168 metros quadrados, a companhia mostrou aos visitantes os produtos que a fazem líder dos mercados de defesa e aeronáutica.
A empresa estava também representada pela EADS Casa, unidade que constrói aeronaves de transporte militar; MBDA, líder na tecnologia e construção de mísseis; Helibras, subsidiária da Eurocopter, líder na fabricação de helicópteros civis e militares; EADS DCS, a ?systems house? do grupo EADS; e a Patria, fabricante de carros blindados. ?A participação da EADS na LAAD foi um grande sucesso. A companhia conseguiu mostrar aos visitantes e autoridades que participaram do evento suas qualidades e disposição para desenvolver projetos em conjunto com o governo brasileiro e em parceria com a indústria local?, afirma o diretor-geral da EADS no Brasil, Eduardo Marson.
Na quarta-feira, dia 27, no segundo dia da LAAD, os executivos da EADS festejaram o primeiro vôo de sucesso do Airbus A380, o maior avião do mundo, que ajudará a companhia a obter receitas anuais superiores a 40 bilhões de euros num futuro próximo, conforme ressaltaram os CEOs da EADS, Philippe Camus e Rainer Hertrich, em comunicado feito à imprensa após o sucesso do vôo. O entusiasmo durou até o último dia da feira, quando foram assinados, em Brasília, os contratos de fornecimento para a Força Aérea Brasileira de 12 aviões C-295 (projeto CL-X) e de modernização de 8 aviões de patrulha marítima P3 Orion (P3), num valor de cerca de 560 milhões de euros.
Entre esses dois grandes momentos, a EADS expôs em seu estande o carro blindado AMV 8X8, fabricado pela companhia finlandesa Patria. A EADS é sócia da Pátria com 27% das ações, ao lado do governo finlandês, que detêm 73% do capital. No ano passado, ele fora apresentado ao Exército Brasileiro, que está avaliando a possibilidade de renovar sua frota de blindados. Além disso, a EADS mantém contato com a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) com interesse de produzir o veículo no País. A EADS CASA expôs maquetes dos aviões C-235 e C-295 (versão Maritime Patrol) e a Eurocopter colocou modelos dos helicópteros Tiger, EC 145 e Cougar AS 532.
Na entrada do estande, foi também exibido o veículo aéreo não tripulado (UAV) Scorpion, um dos vários produtos desenvolvidos pela unidade de negócios EADS DCS, que é o centro de excelência encarregado da integração de diversas cadeias de informação. Como a ?systems house? do grupo, a EADS DCS oferece a seus clientes sistemas sob medida, nas quais aplica sua expertise no projeto, desenvolvimento e implementação de soluções LSI (Large System Integration) que permitem a união de diversas plataformas e subsistemas em uma única e eficaz rede. A divisão utiliza sua experiência em sistemas militares, de telecomunicações e em tecnologias da informação, de forma que seus clientes possam aprimorar suas capacidades em NCW (Network Centric Warfare). Além do UAV Scorpion, também estavam em exposição as maquetes do Sistema de Radar de Vigilância Aérea TRML 3D. |
|