SERVIÇOS
EVENTOS
Carbocloro inaugura ampliação
 
Exposição Presença do Alumínio da ABAL
 
Supplier’s Day Keiper - Aliança para o futuro
 
Inauguração da Subestação de Energia da Carbocloro
 
Exposição da ABAL no Mackenzie
 
Visita de Dona Lu Alckmin à fábrica da Carbocloro.
 
Comemoração dos 40 anos da Carbocloro
 
   
  Rua Cunha Gago, 412
4º andar - Pinheiros
CEP 05421-001
São Paulo - SP
Fone: (11) 3095-7500
Fax: (11) 3095-7509




   
   
   
   
CLIENTES
ABAL - Associação Brasileira do Alumínio

Consumo no verão: como evitar riscos à saúde

Venda de produtos ao ar livre, por ambulantes, em quiosques, bares e restaurantes, pede maior atenção às condições de higiene de alimentos e bebidas.

 

No verão, aumenta o consumo de produtos ao ar livre, vendidos por ambulantes ou em quiosques na praia, e também nos bares e restaurantes. Isso requer maior atenção do consumidor quanto às condições de higiene dos alimentos e bebidas.

No caso dos alimentos, temos em mão um quadro comparativo dos padrões higiênicos e sanitários de diversos alimentos. O trabalho é inédito e revela alguns dados surpreendentes sobre a quantidade de microrganismos (fungos e bactérias) encontrados em sanduíches, saladas, chocolates, queijos etc.


As embalagens de bebidas (latas de alumínio, copos plásticos de mate, garrafas de água mineral etc.) saem das fábricas absolutamente seguras e sem qualquer contaminação. Até chegarem ao consumidor, passam por uma série de movimentações de transporte e estocagem nos estabelecimentos comerciais, que são fiscalizados pelos órgãos de vigilância sanitária. Pesquisas microbiológicas recentes revelam que um dos maiores riscos à saúde do consumidor está no gelo utilizado para resfriamento das bebidas no isopor dos vendedores ambulantes. Além disso, em alguns quiosques ou bares, o mau armazenamento dos produtos e a falta de higiene no momento do consumo podem também ser fatores de risco.


Pode ocorrer contaminação nos mais diversos alimentos e em qualquer tipo de embalagem de bebidas, se houver estocagem incorreta e falta de higiene no manuseio. Por isso, é preciso que a população seja orientada quanto aos cuidados que se deve ter ao comprar e consumir qualquer produto, observando bem a higiene nos pontos de venda.

 

Fonte para essa matéria:

Dr. Eneo Alves da Silva Jr. - Doutor em microbiologia pela USP, consultor do PAS - Programa Alimentos Seguros (Senai/Senac/Anvisa), e autor de importantes estudos e do manual sobre controle higiênico-sanitário em alimentos.

 

Outras informações

Marcelo do Ó ou Sérgio Siscaro

marcelo@segmentocomunicacao.com.br

sergio@segmentocomunicacao.com.br

Tels. (11) 3039-5600 ou 3039-5655 - rs. 235 ou 401

ATENDIMENTO
RELEASES
CLIPPING
EVENTOS

Voltar