 |
|
50º Congresso Estadual de Municípios |
Skandar Mussi reivindica recursos para a Polícia durante o 50º Congresso Estadual de Municípios
Prefeito de Casa Branca cobra recursos para polícia municipal
Robson Barbosa, do NAIPE-USP propôs estratégia de comunicação
Durante a palestra sobre segurança pública do 50º Congresso Estadual de Municípos que está acontecendo no Guarujá (SP), o prefeito de Casa Branca, Skandar Mussi cobrou ontem (22), mais recursos do Estado para investir na polícia municipal. No mesmo painel o Dr. Robson Barbosa, professor do Núcleo de Análise Interdisciplinar de Políticas e Estratégias da Universidade de São Paulo (NAIPE – USP), propôs uma maior colaboração entre as diferentes polícias.
“É importante que o Estado dê maior autonomia aos municípios para garantir que a polícia possa suprir as necessidades da segurança pública”, enfatizou o prefeito de Casa Branca ao finalizar o debate. A idéia de integração das forças policiais recebeu atenção na palestra quando o Dr. Robson Barbosa, professor do NAIPE – USP, defendeu que deve haver segurança cooperativa nos municípios, unindo os interesses comuns entre as polícias militar e civil:
“Como não vejo a unificação da polícia como algo viável, creio que seria muito eficiente que pudessem trabalhar juntas, a fim de reduzir as tensões entre as diversas corporações envolvidas com a própria população” disse o professor. Robson Barbosa ainda ressaltou que é de extrema importância que haja estratégia comum entre essas forças, além de transparência nas ações e integração operacional e não operacional, como a preparação, planejamento e divulgação das ações da polícia.
“Isto é fundamental para gerar confiança junto à população”, disse Barbosa. O Coronel Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Elizeu Eclair Teixeira Borges, também presente no painel, contribuiu para o debate comparando dados sobre a violência nos últimos anos. Ele informou que o número de roubo de veículos caiu de 235 mil no ano de 2000 para 111 mil em 2005, e o número de homicídios foi extremamente reduzido, sendo 12 mil homicídios por ano em 2000 contra 7 mil no ano de 2005. Atualmente existem 140 mil presos no estado de São Paulo e a polícia apreende cerca de dez armas por dia.
Sobre o 50º Congresso Estadual de Municípios
O 50º Congresso Estadual de Municípios acontece no Casa Grande Hotel, em Guarujá, e segue até sábado, 25, quando recebe Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo. Os debates abordam diversos temas da administração pública, como Agricultura, Cultura, Energia e Recursos Hídricos, Habitação, Meio Ambiente, Planejamento, Poder Legislativo, Saúde, Segurança, Transportes e Tribunal de Contas. O Congresso também oferece uma programação especial dedicada às primeiras damas, com destaque para a exposição de artesanato organizada pela Primeira-Dama do Estado, Dona Lu Alckmin.
Uma série de palestras com personalidades de vários setores da sociedade completa a grade das reuniões plenárias. Entre os convidados estarão Arnaldo Jabor, Beatriz Segall, David Uip, Heródoto Barbeiro. O evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Bradesco, CDHU, CPFL Energia, Elektro, Nossa Caixa, Petrobrás, Sabesp e Santander Banespa.
Serviço
50º Congresso Estadual dos Municípios
Data: 20 a 25 de março
Local: Casagrande Hotel
Endereço: Av. Miguel Estefano, 1001
Enseada - Guarujá (SP)
Outras informações sobre esta sugestão de pauta
Wagner Gonzalez
wagner@segmentocomunicacao.com.br
Segmento Comunicação Integrada
(13) 3389-4000 ramal 709
Renata Melo
renatamelo@segmentocomunicacao.com.br
Segmento Comunicação Integrada
(13) 3389-4000 ramal 710 |
|