SERVIÇOS
EVENTOS
Carbocloro inaugura ampliação
 
Exposição Presença do Alumínio da ABAL
 
Supplier’s Day Keiper - Aliança para o futuro
 
Inauguração da Subestação de Energia da Carbocloro
 
Exposição da ABAL no Mackenzie
 
Visita de Dona Lu Alckmin à fábrica da Carbocloro.
 
Comemoração dos 40 anos da Carbocloro
 
   
  Rua Cunha Gago, 412
4º andar - Pinheiros
CEP 05421-001
São Paulo - SP
Fone: (11) 3095-7500
Fax: (11) 3095-7509




   
   
   
   
CLIENTES
ABAL - Associação Brasileira do Alumínio

Reciclagem de alumínio em pauta na Câmara dos Deputados

Exposição no Espaço Mário Covas, de 14 a 18 de março, apresentará os benefícios

econômicos, sociais e ambientais da reciclagem do alumínio

A reciclagem do alumínio será pauta na Câmara dos Deputados, em Brasília, durante a próxima semana. Em meio à primeira edição da Jornada de Práticas Ambientais, que acontece durante o todo o mês de março na Câmara, será exibida no Espaço Mário Covas a exposição Reciclagem de Alumínio: cultive essa atitude. Realizada pela Associação Brasileira do Alumínio ? ABAL e pela Associação dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade ? Abralatas, a mostra apresenta um panorama da reciclagem de alumínio no Brasil, destacando os benefícios sociais, econômicos e ambientais que a atividade traz ao país.

 

A exposição em Brasília terá abertura oficial no dia 15 (terça-feira), às 15h. ?É uma oportunidade que a Câmara dos Deputados nos oferece para mostrarmos a importância desse trabalho, não só para o desenvolvimento sustentável da nossa indústria, mas para o apoio às famílias e empresas que dependem dessa atividade?, ressalta José Roberto Giosa, coordenador de Reciclagem da ABAL e da Abralatas.

 

Em 2003, o Brasil reciclou 250 mil toneladas de alumínio, equivalente a 35% do consumo doméstico do metal, ficando acima da média mundial de 33%. O grande destaque dessa atividade é o reaproveitamento das latas de alumínio. Pelo terceiro ano consecutivo, o país lidera o ranking mundial da reciclagem de latas de alumínio para bebidas, entre os países em que essa atividade não é obrigatória por lei. Nesse período, foram reaproveitadas 89% das latas ? percentual superior ao de países como Japão (82%) e Estados Unidos (50%).

 

A reciclagem de latas de alumínio envolve mais de 160 mil pessoas em todo o país, movimentando cerca de R$ 850 milhões por ano. O aumento da rede de coleta de latas e a proliferação do número de cooperativas de catadores e o valor do material como sucata são alguns fatores desse sucesso. O quilo da lata de alumínio rende hoje 14 vezes mais que o da lata de aço, 80 vezes o valor do vidro colorido e 5 vezes mais que a embalagem PET.

 

Para produzir novas chapas a partir do metal reciclado, utiliza-se apenas 5% da energia que seria necessária para a produção do alumínio a partir do minério, a bauxita. Por isso, a reciclagem de latas proporcionou em 2003 uma economia de energia de cerca de 1.576 GWh/ano, o que equivale a 0,5% de toda a energia elétrica gerada no país e o suficiente para abastecer uma cidade de mais de um milhão de habitantes, como Campinas, ou todo o consumo doméstico do estado do Pará.

A reciclagem também tem contribuído para o crescimento da consciência ecológica.

 

Os programas de educação ambiental, desenvolvidos por empresas do setor, em

parceria com escolas municipais, estaduais e particulares, atingem mais de 400 mil crianças do ensino fundamental em todo o país. Além disso, mais de 16 mil escolas e instituições estão cadastradas em programas permanentes de reciclagem de alumínio, que promovem a troca das latas coletadas por cadernos, kits escolares, cestas básicas e equipamentos, que vão de microcomputadores a televisores e máquinas copiadoras.

Mais informações

Marcelo do Ó e Sérgio Siscaro
Assessores de Comunicação
Tels.: 11 3039-5600 ou 3039-5655 ? r. 235
marcelo@segmentocomunicacao.com.br
sergio@segmentocomunicacao.com.br

 

ATENDIMENTO
RELEASES
CLIPPING
EVENTOS

Voltar