 |
|
Banco Fator |
Fed eleva taxa de juros para 2% nos EUA
O Comitê de Mercado Aberto do Fed (Fomc) aumentou a taxa básica de juros dos EUA em 0,25 ponto percentual, para 2% ao ano. Segundo o economista-chefe da Fator Corretora, Vladimir Caramaschi, o Fed foi menos agressivo em relação ao ritmo de crescimento do que a maior parte do mercado esperava. ?Apesar da expectativa de elevação em 0,25 ponto percentual, o comunicado deve provocar algum recuo nas taxas de juros de médio e longo prazo dos títulos do Tesouro dos EUA?, diz o economista.
Na opinião de Caramaschi, o comunicado manteve a percepção de que os riscos ?para cima ou para baixo? no crescimento e na inflação continuam equivalentes. Para ele, a inflação deve permanecer relativamente baixa e o ritmo de remoção da política monetária ?acomodativa? deve continuar sendo moderado.
O Fed praticamente repetiu no documento os termos da reunião de setembro. As principais alterações destacadas por Caramaschi foram:
-
A frase que afirmava que o crescimento da produção havia reconquistado alguma tração foi retirada e substituída pela afirmação de que o crescimento da produção está ocorrendo de forma moderada;
-
No comunicado de setembro, o Fomc havia afirmado que as condições do mercado de trabalho haviam ?melhorado modestamente?. Agora, ele afirma que as condições do mercado de trabalho melhoraram.
Mais informações:
Mônica Serrano
Segmento Comunicação Integrada
Fone: (11) 3039-5655/ 5600 ramal 402
|