 |
|
EADS - European Aeronautic Defence and Space Company |
Seminário discute operações de resgate em combate (CSAR)
Evento trará representantes de forças armadas estrangeiras com experiência em missões de resgate atrás das linhas inimigas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) estará promovendo de amanhã a sexta-feira (4 a 6 de agosto) em Brasília (DF) a segunda edição do Simpósio Internacional de Resgate em Combate, com a finalidade de apresentar a um público fechado ? composto de militares e representantes da indústria aeronáutica ? as últimas novidades na área de Combat-SAR (CSAR) ? ou seja, operações de resgate e salvamento atrás das linhas inimigas, em situações de combate.
Esse tipo de operação, bastante utilizado pelas forças militares atualmente, foi popularizado no filme Falcão Negro em Perigo (Blackhawk Down), dirigido por Ridley Scott em 2001, que descreve acontecimentos reais nos quais militares norte-americanos executam uma missão CSAR durante a intervenção na Somália, em 1993.
O evento contará com a presença de representantes de forças armadas de vários países com experiência nesse tipo de operação. Amanhã falarão o tenente-coronel Dale Zelko, da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF); dois representantes da fabricante de helicópteros Agusta Westland, Charles Heathcote Smith e Roberto Duhá; o tenente-coronel Eliz Kami, da Força Aérea Israelense; e o major reformado Jérôme Combe, atualmente na Eurocopter, que estará expondo sua experiência em operações CSAR na primeira Guerra do Golfo (1991) e em Kosovo (1999). Esse primeiro dia do seminário será encerrado por um coquetel oferecido pelo grupo EADS, pela Eurocopter e pela Helibras.
No dia seguinte, o seminário apresentará representantes da Israel Aircraft Industries, que tratarão dos sistemas CSAR na atualidade e a utilização de aeronaves não-tripuladas (UAVs) nesse tipo de missão. Também participarão o capitão Didier Labatutu, do Exército Francês, o wing commander Derek Johnson, da Real Força Aérea britânica (RAF), e o tenente-coronel John McGonagill, da USAF. Nesse dia representantes da Elbit Systems abordarão a aviônica necessária em missões CSAR. Por fim, na sexta-feira se apresentarão representantes da Sikorsky e da Jane?s/BBC.
Sobre a Helibras
A Helibras é a subsidiária brasileira da Eurocopter, empresa pertencente ao grupo EADS ? European Aeronautics, Defence and Space Company ? e é atualmente a única fabricante de aeronaves de asas rotativas na América Latina. A empresa registrou faturamento de US$ 46 milhões em 2003, tendo comercializado no mercado brasileiro 14 helicópteros novos e oito usados, além de ser responsável pela entrega de 16 aeronaves novas e sete usadas. Com isso, a Helibras detém hoje 48% de participação no mercado nacional de helicópteros a turbina em operação.
À Eurocopter cabe um market share de 45% no mercado mundial de helicópteros civis e militares. No ano passado a empresa registrou faturamento de 2,6 bilhões de euros, tendo entregue 297 aeronaves.
O grupo EADS registrou receitas de 31,1 bilhões de euros em 2003, e ocupa posições de liderança nos mercados mundiais de aviação comercial (Airbus), aviação militar (CASA - Construcciones Aeronauticas S.A), helicópteros (Eurocopter), espaço (Ariane, Astrium), e sistemas de defesa (MBDA). A empresa detém um amplo e diversificado escopo de produtos e desenvolve permanentemente parcerias locais, através de sua rede de 35 escritórios internacionais, três deles localizados na América Latina (São Paulo, Santiago e Cidade do México).
No Brasil, a EADS mantém investimentos há 26 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras; é acionista da Embraer e desenvolve parcerias de longo prazo com diversos clientes, como a TAM, as Forças Armadas, a Polícia Federal e as forças policiais estaduais.
Segmento Comunicação Integrada Sérgio Lopes Siscaro (MTb 25.825) Assessor de Comunicação EADS e-mail: sergio@segmentocomunicacao.com.br fone: 11 3039.5655 |
|