 |
|
Feicana 2004 - Feira de Negócios da Agroindústria Sucroalcooleira |
Feicana 2004 aposta na demanda e na competitividade do álcool
Em clima de otimismo, produtores comemoram safra "alcooleira" de 207,5 milhões de toneladas e abrem discussão sobre auto-gestão do setor sucroalcooleiro
A Feicana 2004 - Feira de Negócios da Agroindústria Sucroalcooleira, que se realizará em Araçatuba, São Paulo, entre 9 e 11 de março próximo, começará em clima de otimismo depois que o setor registrou uma safra francamente alcooleira, com uma colheita de 207 milhões de toneladas de cana, para uma produção de 8,8 bilhões de litros de álcool.
Direcionado para os produtores e transformadores de cana-de-açúcar, com o intuito de proporcionar o desenvolvimento de novos negócios e aquecer a economia desse segmento, o evento vai expor máquinas e equipamentos agrícolas de última geração e discutir, durante os três dias de sua duração, assuntos relacionados ao mercado interno e externo do álcool e a auto-regulamentação do setor, visando o estabelecimento de preços mínimos para os seus produtos. Promoverá ainda, seminários para a discussão do agronegócio como instrumento para o crescimento sustentado do Brasil, os caminhos da matriz energética do país e o novo modelo elétrico e sua interfaces com o setor sucroalcooleiro.
A Feicana 2004 contará com a presença do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, no dia 9 de março, terça-feira, da ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, dia 10, do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e do secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, no dia 11, assim como de políticos e representantes de entidades de classe ligadas ao setor.
Mercado
Para atender à demanda de álcool, aquecida pelo aumento do uso do álcool carburante, operou-se nesse ano agrícola, uma significativa ampliação de 4,4 % na área plantada na região noroeste de São Paulo, assim como um aumento de produtividade da ordem de 3,3%. Após a instalação de novas usinas transformadoras e da construção de mais destilarias na região, o estado aumentou sua produção de cana em relação à safra 2002/2003 em 7,8%, produzindo 14,51% mais álcool que a safra passada. Aliando altos índices de moderna mecanização com a oferta de terras boas ainda disponíveis, e ostentando uma topografia adequada para a atividade, a região noroeste paulista é uma das poucas do Brasil com grande potencial de crescimento na produção sucroalcooleira.
A Feicana é uma iniciativa da Safra Eventos, com o patrocínio da Alltec Química e da Basf, e o apoio da UDOP (Usinas e Destilarias do Oeste Paulista), UNICA (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo), STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil), PECEGE/ESALQ/USP, Orplana (Organização dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), CIEE, JornalCana, Prefeitura de Araçatuba e UFSCar.
Outras informações sobre esta sugestão de pauta:
Roseli Ramos
José Fernando Martins
Assessores de Comunicação
Segmento Comunicação Integrada
(11) 3039-5655 ou (11) 3639 5600, ramal 235 |
|