 |
|
UGT - União Geral dos Trabalhadores. |
Patah abre congresso de Fundação da UGT/BAHIA
AVISO DE PAUTA
A UGT – União Geral dos Trabalhadores realiza, no próximo dia 10 de novembro, no Auditório do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador - Praça Municipal – Centro de Salvador, das 7h30 às 17h00, o Congresso de fundação da UGT/BAHIA. Participam do evento o presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah, o Secretário de Organização e Políticas Sindicais da UGT, Francisco Pereira (Chiquinho), a Secretária de Saúde e Segurança do Trabalhador da UGT, Cleonice Caetano, o técnico de Segurança e Saúde do Trabalhador da UGT, Rogério de Jesus, o Secretário Nacional de Infra-Estrutura e Integração do Distrito Federal, João Reis Saldanha, além de dirigentes sindicais, parlamentares, representantes de federações e associações.
Durante o Congresso, serão discutidos temas como o papel do sindicalismo na segurança e saúde do trabalhador, a estrutura sindical brasileira, e a integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Haverá também a apresentação da Carta de Princípios da entidade, do Estatuto Social além de eleição dos membros que comporão a direção da UGT/BAHIA.
De acordo com Ricardo Patah, serão realizados até o fim do ano congressos em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal para consolidar a formação das estaduais. “A base de sustentação política de uma central sindical é a prática da democracia participativa, mas o sindicalismo atual está distante da sociedade. Por isso, a UGT pretende redefinir o panorama sindical brasileiro com a ampla participação dos sindicatos que reúnem os trabalhadores”. O sindicalista ressalta que a central, além de representar inúmeras categorias, tem como diferencial agregar os excluídos do mercado de trabalho, assim como os trabalhadores que estão na informalidade.
Sobre a UGT
Fundada em 21 de julho de 2007, durante o Congresso Nacional dos Trabalhadores, que reuniu em São Paulo mais de 3.400 participantes, a UGT foi formada a partir da fusão da Confederação Geral dos Trabalhadores – CGT, Social Democracia Sindical – SDS e Central Autônoma dos Trabalhadores – CAT, e da ampla participação de sindicatos independentes. A entidade representa hoje 623 entidades sindicais de todo o país e mais de 5 milhões de trabalhadores, e deverá reunir até o final do ano cerca de 1 mil sindicatos, representando 8 milhões de trabalhadores. Constituída para defender os trabalhadores brasileiros através de um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador, a UGT defende a unidade no sindicalismo e o direito à livre associação e organização, visando a construção de um novo projeto social, pacífico, justo e democrático, centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais.
Mais informações sobre este aviso pauta
Ana Carolina Prieto e Roseli Ramos
Segmento Comunicação Integrada
Assessoria de Comunicação da UGT
11 3095-7503 e 11 2173-7250
carolprieto@segmentocomunicacao.com.br rramos@segmentocomunicacao.com.br
Visite nosso site www.segmentocomunicacao.com.br |
|