SERVIÇOS
EVENTOS
Carbocloro inaugura ampliação
 
Exposição Presença do Alumínio da ABAL
 
Supplier’s Day Keiper - Aliança para o futuro
 
Inauguração da Subestação de Energia da Carbocloro
 
Exposição da ABAL no Mackenzie
 
Visita de Dona Lu Alckmin à fábrica da Carbocloro.
 
Comemoração dos 40 anos da Carbocloro
 
   
  Rua Cunha Gago, 412
4º andar - Pinheiros
CEP 05421-001
São Paulo - SP
Fone: (11) 3095-7500
Fax: (11) 3095-7509




   
   
   
   
CLIENTES
Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo

Diretor do MEC diz que novo sistema de informação vai permitir a autorização de curso em seis meses

Dirceu Nascimento afirma na conferência de abertura do 9º FNESP que o E-Mec vai tornar os processos mais ágeis para as instituições de ensino superior

O Diretor do Departamento de Políticas e Supervisão da Educação Superior (DESUP/SESU) do Ministério da Educação, Dirceu Nascimento, destacou nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, o novo sistema de informação E-Mec, entre os vinte e dois projetos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado pelo Governo Federal no início deste ano. Nascimento participou da conferência de abertura do 9º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro – FNESP, que acontece hoje (27) e amanhã (28) no Novotel Jaraguá São Paulo Conventions (Rua Martins Fontes, 71 - Centro – São Paulo).

 

“Estamos terminando o uso do E-Sapiens e dando início à utilização do E-Mec. Ou seja, estamos saindo de um Fusca e indo para uma Mercedes, mas o motorista é o mesmo, então, ele precisa ser treinado”, afirmou Nascimento. Se antes o processo de reconhecimento de curso levava até dois anos, com o novo sistema levará no máximo seis meses, segundo o diretor do MEC.

 

Nascimento falou também sobre a nova política adotada para acompanhamento do processo de fusões e aquisições de instituições de ensino superior. “Há um movimento bastante intenso no setor de transferência de mantença, que nós consideramos positivo, porque tira do mercado instituições que não estavam conseguindo se manter. Na verdade, é resultado da consolidação do setor”, acrescentou.

SEMESP: Desafio é manter aluno no Ensino Superior

O presidente do SEMESP, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, afirmou na abertura do evento que o principal desafio do setor é manter o aluno de baixa renda no ensino superior. “Se a grande maioria das famílias brasileiras não tem renda suficiente, sequer para custear a escola de seus filhos, como vai conseguir ter acesso ao ensino superior e se manter nele? Somente nas IES particulares do Estado de São Paulo, a evasão chega atualmente a 16%, segundo dados do SEMESP”, disse o educador.

 

Segundo Figueiredo, “o setor de ensino superior particular passa por um momento delicado, em que a oferta cresceu praticamente o dobro da demanda, e em que prevalece uma concorrência acirrada”. O número de vagas ofertadas em 1990, que totalizava mais de 345 mil, cresceu 510% em 2005, chegando a 2.1 milhões. Enquanto isso, o número de alunos ingressantes, que em 1990 era de 281 mil, cresceu 295% em 2005, atingindo mais de 1,1 milhão. “Se o crescimento do ensino superior mantivesse o mesmo ritmo da década de 90, o número de matrículas alcançaria 8,2 milhões de alunos em 2010. Porém, conforme projeções do SEMESP, o número de alunos matriculados no ensino superior naquele ano deve chegar a apenas 6,5 milhões”.

 

Se por um lado o ensino superior particular vive um momento de desequilíbrio, com a oferta muito acima da demanda, por outro, apenas 11% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos estão matriculados no ensino superior. “Na verdade, a grande expansão da educação superior do país na década de 1990 deveu-se principalmente ao atendimento da demanda das classes A e B, que podiam pagar pelo ensino superior particular, mas que estavam sendo atendidas pelo ensino superior público”, disse o presidente do SEMESP. “Neste momento, o desafio é atender às classes de menor renda, as únicas que registraram crescimento de 2001 a 2006, segundo dados da pesquisa PNAD/IBGE, e que representam 81% da população”.

Virada Universitária

Durante a solenidade de abertura do 9º FNESP, foi lançado o movimento Virada Universitária. O Secretário Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato, afirmou que a iniciativa, que será realizada em 27 de outubro em estabelecimentos da cidade de São Paulo, pretende despertar o jovem universitário para seu fundamental papel na sociedade, estimulando sua atuação com ações que visem à melhoria da qualidade de vida das comunidades.

O projeto buscará a integração, o acesso e a visibilidade das ações tanto das IES, como das ONGs participantes, por meio do portal www.viradauniversitaria.sp.gov.br. No site, ficará disponível o Inventário de Responsabilidade Social das Instituições Paulistas de Ensino Superior, com dados e resultados de projetos e ações sociais promovidos pelas IES e universitários, disponíveis para pesquisas ou referências para práticas por outros setores da sociedade civil ou governamental.

A programação completa do 9º FNESP está disponível no site www.semesp.org.br. 

Serviço

 

9° Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro

 

Data: 27 e 28 de setembro de 2007

Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions

Endereço: Rua Martins Fontes, 71 - Centro – São Paulo

Mais informações: www.semesp.org.br


Sobre o SEMESP

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP congrega 389 mantenedoras e 477 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.

Outras informações sobre este aviso de pauta:

 

Ana Carolina Prieto

Supervisora de Atendimento

Segmento Comunicação Integrada
(11) 3095-7500 ou 6802-4102

carolprieto@segmentocomunicacao.com.br

 

 

ATENDIMENTO
RELEASES
CLIPPING
PUBLICACÕES

Voltar