 |
|
Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo |
Audiência pública debate regras para cursos de Medicina
O representante do Semesp, Arthur Roquette de Macedo, ressaltou na audiência a importância de se discutir a fiscalização do exercício médico e a revalidação periódica da licença médica
O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP participou, no último dia 23 de agosto, de audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 65/2003, de autoria do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que pretende proibir a criação de novos cursos de Medicina e a ampliação de vagas nos cursos existentes para os próximos dez anos. Além do PL 65/2003 foram abordados outros temas, como a implantação da residência médica em todas as instituições ofertantes do curso de Medicina e o equivalente ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil para médicos recém-formados.
Durante o encontro, proposto pelos deputados Ribamar Alves (PSB-MA), Severiano Alves (PDT-BA) e Átila Lira (PSB-PI), o representante do SEMESP na audiência, Dr. Arthur Roquete de Macedo, médico e presidente da Qualitas Consultoria Educacional, ressaltou a importância de se discutir a fiscalização do exercício médico e a revalidação periódica da licença médica, mas não proibir a abertura de novos cursos.
“Longe de representar a melhor forma de se buscar a qualidade no ensino, o projeto se mostra extremamente restritivo. Se nós quisermos melhorar a qualidade do ensino e do atendimento médico da população brasileira, precisamos enfrentar três questões que estão associadas: o processo de autorização e reconhecimento de curso, a fiscalização do exercício profissional e a melhoria das condições para que o médico possa atuar adequadamente nas regiões mais remotas do país”, argumenta Macedo.
Além de participar da audiência pública, Arthur Roquette de Macedo concedeu entrevistas à televisão local, reforçando o posicionamento do SEMESP a respeito do projeto de lei. Para assistir à participação de Macedo na TV Nacional, clique no link http://www.semesp.org.br/portal/mail/newsletter/10.09.07/video_artur.wmv
Sobre o SEMESP
Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP congrega 251 mantenedoras e mais de 470 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.
Mais informações para a imprensa:
Ana Carolina Prieto e Renata Melo
Assessoria de Comunicação do SEMESP
Segmento Comunicação Integrada
(11) 3039-5611 e (11) 6169-4419
carolprieto@segmentocomunicacao.com.br
renata@semesp.org.br |