 |
|
EADS - European Aeronautic Defence and Space Company |
EADS equipa fragatas alemãs com terminais eletrônicos de dados
Pela primeira vez a EADS vai equipar as fragatas da Marinha alemã com o sistema de comunicação de dados MIDS (sigla em inglês para Sistema Multifuncional de Distribuição de Informação). A empresa anunciou esta semana em Unterschleissheim/Ulm, que a EADS Defence Electronics assinou contrato com a IBM Germany para a entrega de oito MIDS LVT (Low Volume Terminal, ou Terminal de Baixo Volume), para fragatas da classe F122.
As fragatas F122 da Marinha alemã equipadas com o sistema de transmissão de dados LINK 16 permitem que navios, aeronaves e unidades de comando de outras forças e parceiros multinacionais troquem informações táticas em tempo real. A encomenda do MIDS é parte do programa de adaptação das capabilidades dos sistemas de comando & controle e ativação de sistemas das fragatas F122. Bernard Gerwert, executivo responsável pela EADS Defence Electronics, comentou: ?O intercâmbio de informações táticas através do sistema de transmissão de dados MIDS é pré-requisito para operações de redes centralizadas?. Isto significa que a EADS Defence Electronics atende ativamente seus clientes na transformação de suas forças armadas?.
Através do programa MIDS a transmissão de dados também está sendo integrada em (muitos) aviões de caça e de transporte, veículos terrestres e navios das forças de outros países que compõem a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Este sistema permite a implementação de uma rede de comunicações entre várias unidades militares e, conseqüentemente, a realização de operações paralelas e integradas. O MIDS possibilita o estabelecimento de uma avaliação integral das condições de operação praticamente em tempo real e melhora a cooperação de forças multinacionais.
A EADS Defence Electronics foi escolhida como fornecedor dos amplificadores de potência MIDS apesar da forte concorrência com empresas norte-americadas, baseado na extrema confiabilidade e precisão de outros equipamentos fornecidos anteriormente. A EADS Defence Electronics já entregou mais de 430 amplificadores de potência MIDS ao programa MIDS dos Estados Unidos. Além disso a empresa é parte do consórcio EUROMIDS, que reúne quatro nações européias, responsável pela implementação do sistema de transmissão de dados MIDS a quatro países membros da OTAN ? Alemanha, Espanha, França e Itália.
Sobre a EADS
A EADS Defence Electronics é uma empresa líder no fornecimento de sistemas de aviônicos e de radar e sistemas de guerra eletrônica e é parte integrada da Divisão de Sistemas de Defesa e Segurança (DS) da EADS. A divisão DS, braço da EADS na área de defesa, apresentou em 2004 faturamento de aproximadamente ? 5,4 bilhões (cerca de R$ 16,2 bilhões) e gera 24 mil empregos em 10 países. Ela oferece soluções de sistemas integrados aos novos desafios enfrentados por unidades de segurança nacional e forças armadas. Ela atua nas áreas de aviações militar, sistemas de mísseis, sistemas de Inteligência, Rastreamento e Reconhecimento (ISR) com veículos tripulados e não-tripulados (UAV?s), sistemas de gerenciamento de campos de batalha, defesa eletrônica, sensores, aviônica e serviços correlatos.
A EADS (European Aeronautic Defence and Space Company) é líder mundial nos segmentos aeroespacial, defesa e de serviços relacionados. Em 2004, a companhia obteve faturamento de 31,8 bilhões de euros, empregando aproximadamente 110 mil pessoas. Fazem parte do Grupo EADS a fabricante de aeronaves AIRBUS; a EUROCOPTER, maior fornecedor mundial de helicópteros e a joint venture MBDA, um dos principais produtores de mísseis no mundo. A EADS é também integrante majoritária no consórcio Eurofighter, o contratante principal para o lançador de satélites Ariane, está desenvolvendo a aeronave de transporte militar A400M e é o maior parceiro industrial do sistema europeu de navegação por satélite Galileo. A empresa detém um amplo e diversificado escopo de produtos e desenvolve permanentemente parcerias locais, por meio de sua rede de 35 escritórios internacionais, três deles localizados na América Latina (São Paulo, Santiago e Cidade do México).
Sobre a EADS no Brasil
No Brasil, a EADS mantém investimentos há 27 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras; é acionista da Embraer e desenvolve parcerias de longo prazo com diversos clientes, como a TAM, as Forças Armadas, a Polícia Federal e as forças policiais estaduais.
Legenda para foto (disponível no site www.segmentocomunicacao.com.br):
As fragatas F122 da Marinha alemã serão equipadas com o Sistema Multifuncional de Distribuição de Dados (MIDS) da EADS.
Segmento Comunicação Integrada Wagner Gonzalez Assessor de Comunicação EADS e-mail: wagner@segmentocomunicacao.com.br fone: 11 3039.5655
|
|