 |
|
EADS - European Aeronautic Defence and Space Company |
EADS fornecerá sistemas de coordenação de armas e radar para defesa antiaérea da Holanda
Escolha revela competitividade do grupo no mercado mundial de defesa aérea
O Ministério da Defesa da Holanda selecionou a EADS para cuidar da parte técnica de seu futuro sistema de defesa aérea baseada em terra (FGBAD NL, na sigla em inglês). O projeto visa a implantação de um sistema de reconhecimento e comando para operações antiaéreas, focado tanto na modernização da rede de vigilância aérea quanto na interoperabilidade e compatibilidade dos sistemas holandeses com os utilizados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A EADS obteve o contrato após enfrentar acirrada competição internacional, e conseguiu mostrar-se à altura dos rigorosos critérios estabelecidos pelo governo holandês. ?Estamos satisfeitos com este contrato. Para a Holanda, este é um passo importante na implantação de um sistema de defesa aérea em rede?, afirma o CEO da EADS DCS, Stefan Zoller. Ele acrescenta que a escolha mostra a competência do grupo no mercado mundial de soluções para defesa aérea.
O contrato estabelece a entrega de três unidades de radar TRML-3D, que permitem vigilância em tempo real. A utilização de um um veículo de comunicações com interfaces integradas assegurará a interoperabilidade desses radares com outros sensores e centros de controle, ao mesmo tempo em que atende à necessidade de mobilidade e autonomia em operações out-of-area.
A fim de assegurar a perfeita coordenação de armas, todos os componentes do FGBAD NL são conectados em uma infra-estrutura de comunicações LAN, sem fio, que permite a troca segura, em tempo real, de informações entre as unidades de radar, o veículo de comando e os sistemas de armas. Com a análise de dados permitida pelo sistema é possível escolher para quais objetos (como helicópteros, mísseis de cruzeiro e aviões não-tripulados, ou UAVs) poderão ser direcionados os sistemas de armas. Para a coordenação de operações conjuntas com países da Otan será utilizado o data link padrão da aliança atlântica.
A DCS é a ?systems house? da EADS, e faz parte da EADS Defesa e Sistemas de Segurança (DS), divisão do grupo focada no desenvolvimento de soluções de sistemas integrados. Com receitas de 5,38 bilhões de euros em 2004, a DS atua também nas áreas de aeronaves militares, sistemas de mísseis, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), sistemas com aeronaves pilotadas e não-pilotadas (UAVs) e sistemas de gerenciamento de campo de batalha. Além da DCS, as atividades da divisão envolvem também as unidades EADS Military Aircraft, MBDA, EADS LFK, EADS Defence Electronics (DE) e EADS Services.
Sobre a EADS
A EADS registrou receitas de 31,76 bilhões de euros em 2004, e ocupa posições de liderança nos mercados mundiais de aviação comercial (Airbus), aviação militar (CASA - Construcciones Aeronauticas S.A.), helicópteros (Eurocopter), espaço (Ariane, Astrium), e sistemas de defesa (MBDA). A empresa detém um amplo e diversificado escopo de produtos e desenvolve permanentemente parcerias locais, através de sua rede de 35 escritórios internacionais, três deles localizados na América Latina (São Paulo, Santiago e Cidade do México).
No Brasil, a EADS mantém investimentos há 27 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras; é acionista da Embraer e desenvolve parcerias de longo prazo com diversos clientes, como a TAM, as Forças Armadas, a Polícia Federal e as forças policiais estaduais.
Segmento Comunicação Integrada Sérgio Lopes Siscaro (MTb 25.825) Assessor de Comunicação EADS e-mail: sergio@segmentocomunicacao.com.br fone: 11 3039.5655
|
|