 |
|
EADS - European Aeronautic Defence and Space Company |
EADS realiza teste de reabastecimento aéreo
Divisão de Aeronaves de Transporte Militar da EADS demonstra capacidade
de sua sonda de reabastecimento aéreo em aeronave com sistema AWACS
A avançada sonda de reabastecimento aéreo da Divisão de Aeronaves de Transporte Militar (MTAD) da EADS confirmou sua capacidade de oferecer apoio às forças aéreas de grande porte, como dos EUA, da OTAN e suas aliadas, ao realizar várias ações de abastecimento aéreo com uma aeronave francesa equipada com o sistema AWACS (sigla em inglês para Sistema Aéreo de Alerta e Controle). Realizada na sexta-feira, 18 de julho, no espaço aéreo da Espanha e sob monitoramento dos controladores de tráfego aéreo espanhóis, a missão de reabastecimento utilizou um sistema ARBS (sigla em inglês para Sistema de Sonda para Reabastecimento Aéreo) totalmente operacional, instalado em uma aeronave de testes A310. O operador da sonda a bordo da aeronave utilizou o sistema de visão tridimensional para uma visualização de alta fidelidade do posicionamento da sonda durante o processo de reabastecimento no ar. Durante estas avaliações, a aeronave AWACS da Força Aérea Francesa executou diversas aproximações em posição de pré-contato e efetivou muitos contatos. A operação confirma as avaliações realizadas em vôos anteriores sobre as excelentes qualidades de manejo do ARBS em grandes plataformas receptoras com aeronaves de combate menores e mais rápidas, como o F-16.
A sonda usada é a mesma desenvolvida pela EADS MTAD para equipar os aviões tanque australianos, sauditas e dos Emirados Árabes e será fornecida por essa divisão da EADS à Northrop Grumman para o programa KC-45 da Força Aérea dos EUA.
Além de uma avançada estrutura da sonda de reabastecimento, o ARBS dispõe de controles fly-by-wire, incluindo um sistema automático de ajuste de peso total da aeronave, o que aumenta o envelope de reabastecimento e a capacidade de controle. A vazão máxima de combustível é de 1.200 gal US/min. Um operador de sonda RARO (sigla em inglês para Operador de Reabastecimento Aéreo Remoto) localiza-se numa estação no cockpit da aeronave, de onde controla todo o processo de reabastecimento no ar através de um sistema de visão tridimensional artificial.
Sobre a EADS
A EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2007, a EADS faturou € 39.1 bilhões e empregou 116 mil pessoas. O Grupo inclui a fabricante de aeronaves Airbus; a maior fornecedora mundial de helicópteros, Eurocopter, e a EADS Astrium, líder européia em programas espaciais, do Ariane ao Galileo. Sua divisão de Defesa & Segurança é fornecedora de soluções de sistemas abrangentes, tornando a EADS a principal parceira no consórcio Eurofighter e acionista na empresa fornecedora de sistemas de mísseis MBDA. A EADS também desenvolve o A4000M por meio de sua divisão de Aeronaves de Transportes Militares.
No Brasil, a EADS mantém investimentos há 30 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras. Atua no país através da EADS Brasil e da EADS Secure Networks Brasil. É acionista da Equatorial Sistemas e desenvolve parcerias de longo prazo com clientes como a TAM, Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e as forças policiais estaduais
Mais informações:
Segmento Comunicação Integrada
Telefone: (11) 3095-7500 assessoria@segmentocomunicacao.com.br |
|