 |
|
Banco Fator |
Ata do Copom sinaliza alta dos juros
Divulgada hoje pelo Banco Central, a ata do Copom segue com tendência de continuidade da elevação da taxa de juros básica da economia. Para a Fator Corretora, a expectativa em relação à reunião de novembro, a Selic deve oscilar entre 0,25 e 0,5 ponto percentual.
O documento destaca alguns fatores que pioraram a percepção do Comitê sobre as perspectivas de inflação em relação ao quadro que se tinha no mês anterior, justificando a aceleração promovida no ajuste da política monetária. ? As expectativas de inflação de 2005 seguiram se deteriorando, o que sugere que essas perspectivas são mais rígidas do que se previa. Por outro lado, a ata aponta para a possibilidade de que a economia passe por alguma desaceleração espontânea na medida em que os impulsos em direção ao crescimento venham mais do crescimento da renda do que do crédito?, diz Vladimir Caramaschi, economista-chefe da Fator Corretora.
Segundo o economista, um dos focos dessa deterioração foi o recrudescimento das pressões sobre o preço do petróleo, não só pela alta das cotações correntes, mas também pela expectativa em relação ao comportamento futuro dessas cotações. Embora a expectativa de reajuste do preço da gasolina tenha sido mantido em 9,5% em 2004, a ata deixa claro ser muito provável uma revisão ?para cima? desse valor num futuro próximo.
A ata destaca também a deterioração nas expectativas de crescimento da economia mundial, em boa parte causada pela alta do petróleo, que poderia ser uma ameaça à estabilidade cambial no Brasil que tem contribuído para reduzir pressões inflacionárias ao longo de 2004.
Mais informações:
Mônica Serrano Assessora de Comunicação Segmento Comunicação Integrada Tels.: 11 ? 3039-5655/5600 ramal 402 |