 |
|
Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo |
Gustavo Ioschpe critica fechamento de cursos de graduação pelo MEC
Conferencista do 10º Fnesp defende que o setor privado não deva aceitar as restrições impostas pelo MEC, visto que é responsável por 74% das matrículas
Foto: Sandro Rodrigues
O economista e especialista em educação Gustavo Ioschpe afirmou nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, durante a conferência de abertura do 10º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP), em São Paulo, que é totalmente despropositado o fechamento de cursos por parte do MEC no momento em que o país está perdendo o bonde da história no desenvolvimento do seu capital humano. “Enquanto o Brasil tiver apenas 20% da sua população com graduação universitária, é um prejuízo inestimável para a nação brasileira o fechamento de cursos, mesmo sob o pretexto de melhoria da qualidade”.
Para Ioschpe, a escolarização no Brasil é muito baixa. “A educação é a chave para a sobrevivência no mundo. Sem uma mudança no setor educacional como um todo o Brasil não terá o desenvolvimento de que precisa”. O conferencista mostrou que o país está defasado em relação a países de mesmo nível de desenvolvimento, como Coréia e Chile. Segundo dados apresentados por ele, sem o ensino superior privado, o Brasil teria apenas 5% de sua população com educação superior. O setor particular é responsável por 74% das matrículas do ensino superior.
“Na verdade o setor particular ainda se mantém como peça fundamental para ampliar o atendimento no futuro, diante da incapacidade do país de prover a expansão acelerada da oferta do ensino público para atender a demanda de massa”, afirmou o presidente do Semesp, Prof. Hermes Ferreira Figueiredo. Segundo ele, isso tem impedido o Brasil de alcançar níveis superiores de desenvolvimento econômico como deseja, e tem direito a sua população.
Gustavo Ioschpe propôs um programa de ação em defesa do ensino particular que, segundo ele, “é um programa de ação em benefício do país”. O conferencista incentivou os mantenedores a “não aceitar que o Estado restrinja a sua atuação”. Para ele, a iniciativa privada no setor educacional superior deveria realizar “uma campanha por maior liberdade e menor regulamentação, mostrando que o segmento tem direito de atuar sem essa supervisão que prejudica a única locomotiva que aumenta as possibilidades de desenvolvimento do país”.
Acesse a programação completa do 10º FNESP no site www.fnesp.com.br Serviço 10° Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Data: 25 e 26 de setembro de 2008 Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions Endereço: Rua Martins Fontes, 71 – Centro – São Paulo Mais informações: www.fnesp.com.br
Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 383 mantenedoras e 538 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.
Mais informações para a imprensa: Vito Zanella Neto/ Ana Carolina Prieto Assessoria de Comunicação do SEMESP
Segmento Comunicação Integrada (11) 3095-7503
Semesp (11) 2069-4419
vito@semesp.org.br carolprieto@segmentocomunicacao.com.br
Visite o nosso site www.segmentocomunicacao.com.br |