 |
|
Grupo Segmento |
Revista Ciência Criminal debate a mente criminosa
Durante o evento, que aconteceu nesta terça-feira (15), na FNAC Pinheiros, a revista tentou desvendar onde nasce a violência na mente do criminoso
A revista Ciência Criminal, da Editora Segmento, realizou, na última terça-feira (15), na FNAC Pinheiros, um debate sobre a “Mente Criminosa”, com a presença de especialistas em psiquiatria forense e psicologia jurídica. Os especialistas apresentaram sua visão sobre a mente dos autores de crimes violentos e de assassinatos em série, além de abordar assuntos como maioridade penal, impulso homicida, crime organizado, confinamento, imputabilidade e estudos sobre relação entre cérebro humano e crime, temas da edição especial da revista que foi lançada no mesmo dia. Compareceram ao debate Ilana Casoy, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica do Instituto de Psiquiatria das Clínicas de São Paulo (NUFOR) e membro Consultivo da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB SP; e os jornalistas Carmo Chagas e Renato Lombardi, editor da revista.
A edição especial de Ciência Criminal traz conclusões sobre quatro entrevistas exclusivas realizadas pela revista com criminosos de alta periculosidade e que apareceram com destaque no noticiário policial brasileiro caracterizados como assassinos frios e insensíveis. A reportagem busca conhecer suas histórias, o contexto dos crimes, suas crenças, seus pensamentos, ou seja, tenta desvendar o caminho que a violência produz dentro do ser humano. Os quatro têm o diagnóstico de doentes mentais, por isso devem permanecer para sempre em manicômios judiciários ou presídios habilitados a abrigar criminosos. Mas, segundo a reportagem, há diferenças significativas em seu comportamento, na patologia que sofrem e nos crimes que cometeram.
“A reconstrução dos crimes e da ritualização de cada serial killer dá pistas indiscutíveis das causas da criminalidade e da violência. O conhecimento profundo de indivíduos de alta periculosidade nos leva a reflexão cada vez mais profunda sobre prevenção e tratamento. Profissionais no assunto, na área de psicologia, sociologia, antropologia, psiquiatria, direito, trabalham separadamente, quando o único caminho possível de entendimento da mente criminosa e criação de soluções viáveis para a violência é o trabalho multidiciplinar”, afirma Ilana Casoy, especialista que entrevistou os detentos e uma das debatedoras do evento.
A revista Ciência Criminal foi a primeira publicação do mercado editorial lançada no Brasil, destinada aos aficionados e admiradores das técnicas de investigação criminalística, estudantes e professores das áreas de direito, química, física e biologia, investigadores e policiais militares, civis e federais, peritos criminais e profissionais envolvidos na área de criminalística. A publicação tem como objetivo divulgar a pesquisa científica aplicada à investigação criminalística e às práticas forenses, abordando os principais assuntos da área criminal e o que há de mais moderno em matéria de métodos para desvendar crimes.
Serviço:
Debate “A Mente Criminosa” Realização: Revista Ciência Criminal Data: 15/05/2007 Horário: 19h00 Local: Fnac Pinheiros – Av. Pedroso de Moraes 858, 3º andar - Pinheiros – São Paulo Entrada gratuita
Sobre a Editora Segmento
A Editora Segmento, criada em 1993, tornou-se um exemplo de sucesso no mercado editorial brasileiro. A empresa fixou seu foco em revistas educacionais, business-to-business (B2B), publicações corporativas e comunicação organizacional, atuando em todas as etapas de produção. Hoje, a companhia deu origem ao Grupo Segmento de Comunicação, que conta com várias unidades de negócios. A Segmento edita, atualmente, revistas mensais, anuários, livros e publicações corporativas.
Outras informações para a imprensa: Ana Carolina Prieto e Renata Salles Segmento Comunicação Integrada Tels. (11) 3095-7500, 3095-7503 e 3095-7504 carolprieto@segmentocomunicacao.com.br renata@segmentocomunicacao.com.br
|
|