SERVIÇOS
EVENTOS
Carbocloro inaugura ampliação
 
Exposição Presença do Alumínio da ABAL
 
Supplier’s Day Keiper - Aliança para o futuro
 
Inauguração da Subestação de Energia da Carbocloro
 
Exposição da ABAL no Mackenzie
 
Visita de Dona Lu Alckmin à fábrica da Carbocloro.
 
Comemoração dos 40 anos da Carbocloro
 
   
  Rua Cunha Gago, 412
4º andar - Pinheiros
CEP 05421-001
São Paulo - SP
Fone: (11) 3095-7500
Fax: (11) 3095-7509




   
   
   
   
CLIENTES
Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo

Paulo Renato Souza critica reserva de vagas como política do PROUNI

Ao comentar tema do 6º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, ex-ministro diz que governo deveria comprar vagas nas universidades particulares

?Dar apoio às minorias significa preparar melhor o aluno, e não simplesmente oferecer a ele reserva de vagas na universidade. Além disso, garantir a adesão ao programa pela isenção de impostos dá margem a todo tipo de corrupção. O governo deveria ser transparente e comprar efetivamente as vagas?. A opinião é do ex-Ministro da Educação Paulo Renato Souza a respeito do Programa Universidade para Todos ? PROUNI.

Este é um dos temas que o atual diretor-presidente da Paulo Renato Souza Consultores irá abordar durante o 6º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, que acontece em Brasília, de 5 a 7 de outubro. O evento, cujo tema central é ?Políticas Públicas para a Educação Superior e o Setor Particular: Conflitos e Parcerias?, será promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo ? SEMESP. Paulo Renato será um dos expositores do painel ?Políticas Públicas para o Desenvolvimento e a Qualificação do Ensino Superior Particular: Cenários para a Regulação?, ao lado do senador Jorge Konder Bornhausen e do também ex-Ministro da Educação Jarbas Gonçalves Passarinho.

Ainda a respeito do PROUNI, Paulo Renato reconhece que a preocupação com o acesso da população carente à educação superior e o foco no aluno são pontos positivos do programa, mas critica a forma que o governo encontrou para colocá-lo em prática. ?Adotá-lo por medida provisória é totalmente anti-democrático?, diz.

Paulo Renato também adiantou outros temas que serão debatidos durante o Fórum. Declarou ser radicalmente contrário à análise de demanda social para a criação de novos cursos. ?Existe a necessidade de manter o processo de expansão do ensino superior sem freios artificiais. Deve haver uma concorrência que leve em conta critérios de qualidade e eficiência. O Estado não pode dirigir as pessoas, elas devem fazer suas próprias opções?.

Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ? SINAES, o consultor considera que ?a avaliação vai deixar de ser transparente, pois a amostragem não representa o que realmente é a instituição. O ?Provão? ficou completamente descaracterizado. Para ser eficiente, o SINAES deveria levar em conta o tripé avaliação, informação e comunicação, ou seja, a população deveria ter acesso a todas as informações resultantes dessa avaliação?.

A proposta do 6º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro é reunir educadores, representantes do governo federal, da sociedade civil e das instituições de ensino superior para debater aberta e profundamente as relações entre o governo e a educação superior particular, avaliando os impactos e desdobramentos das políticas públicas para o setor. O evento visa, ainda, apontar os cenários para o desenvolvimento do ensino superior nos próximos anos, identificando soluções e apresentando novas polêmicas. O programa completo do 6º Fórum Nacional: Ensino Particular Brasileiro encontra-se no site do SEMESP www.semesp.org.br .

Serviço

6º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Datas:
dias 5 (terça-feira), 6 (quarta-feira) e 7 (quinta-feira) de outubro
Local: Academia de Tênis Resort ? Espaço Americel Hall
Endereço:
Setor de Clubes Esportivos Sul
Trecho 04 ? Conj. 05 ? Lote 1B
Brasília (DF)
Mais informações: www.semesp.org.br

Outras informações sobre esta sugestão de pauta

Ana Carolina Prieto e Renata Melo
Segmento Comunicação Integrada
Assessoras de Comunicação
Tels.: (11) 3039-5655 ou 3039-5600 ? R. 273 ou 213
carolprieto@segmentocomunicacao.com.br
renatamelo@segmentocomunicacao.com.br
www.segmentocomunicacao.com.br

ATENDIMENTO
RELEASES
CLIPPING
PUBLICACÕES

Voltar