 |
|
EADS - European Aeronautic Defence and Space Company |
Polícia Federal usa rede digital durante o Pan
Nova rede de radiocomunicação criptografada do órgão, com 1.500
terminais no Rio e em Brasília, dará suporte à segurança dos Jogos
A Polícia Federal utilizará sua moderna rede digital de radiocomunicações seguras fornecida pela EADS Secure Networks para dar suporte às suas operações durante os Jogos Panamericanos, que ocorrem de 13 a 29 de julho no Rio de Janeiro. Projetada para ter abrangência nacional ao longo dos próximos três anos, a rede de radiocomunicação criptografada já está
em funcionamento no Rio de Janeiro e em Brasília, e garantirá total sigilo pela impossibilidade de interceptação das comunicações, tanto de voz como de dados, entre seus policiais, em toda a extensão da rede.
Durante os jogos, a Polícia Federal está utilizando cerca de 1.500 terminais de rádio TETRAPOL, fornecidos pela EADS Secure Networks, tendo ainda uma Sala de Controle instalada na sede de sua Superintendência Regional, com mapeamento e controle automático de veículos e registro, despacho e gerenciamento de chamadas e ocorrências. Em Brasília, onde está localizado o Centro de Controle Nacional do órgão, a Polícia Federal está permanentemente ligada ao Rio de Janeiro, garantindo total integração 24 horas por dia entre os policiais e o INFOSEG, base de dados de segurança pública do Ministério da Justiça.
A nova rede da Polícia Federal diferencia-se das outras redes de radiocomunicações presentes no setor de segurança pública principalmente por seu mecanismo criptográfico de codificação da voz e dos dados que trafegam em toda a rede, desde o terminal que inicia a comunicação até o seu destino final, assim como todos os agentes que com ele se comunicam utilizando os equipamentos, sejam eles fixos, móveis ou portáteis. O sistema de criptografia é o mais avançado e de maior nível de proteção atualmente disponível no mundo, e está sendo utilizado com grande sucesso pelas Forças de segurança pública de países como a França, Espanha e México, em âmbito nacional.
A interligação entre o Rio de Janeiro e Brasília, além de garantir as comunicações locais seguras entre os policiais federais em cada uma das regiões metropolitanas, facilita também o acompanhamento em tempo real das ações em qualquer ponto por parte da alta direção do órgão, permitindo a eles acessar resultados de uma operação, bem como a necessidade de deslocamento de reforços, agilizando as tomadas de decisão.
Segundo Harley de Moraes, da Divisão de Telecomunicações da Polícia Federal em Brasília, “esta rede dará todo o apoio necessário às operações do órgão durante os Jogos Pan Americanos, com muito mais agilidade e sigilo, em qualquer situação de emergência ou crise, principalmente pela facilidade de imediato acionamento dos agentes policiais após a tomada de decisão pela alta direção, fator que pode significar a diferença entre vida e morte de pessoas”.
“A EADS é reconhecida por sua capacidade de oferecer uma rede verdadeiramente contínua, na instalação, no lançamento e na construção. Estamos muito orgulhosos por contribuir, através de nossa tecnologia mundialmente comprovada, para a segurança de um grande evento”, afirma Jean Marc Nasr, presidente da EADS Secure Networks.
A próxima Superintendência Regional da Polícia Federal a contar com tal sistema será São Paulo. Até o final de 2007 o sistema estará totalmente instalado em toda sua região metropolitana.
Sobre a EADS Secure Networks
A EADS Secure Networks é líder mundial no fornecimento de Rádio Móvel Profissional (PMR, sigla em inglês). As soluções da EADS para PMR possibilitam às organizações profissionais se comunicarem de forma efetiva, confiável e segura. A EADS é a única empresa do mundo que pode oferecer soluções PMR baseadas nas tecnologias TETRAPOL, TETRA e P25, de acordo com as necessidades de seus clientes. A EADS já entregou 150 redes de PMR para missões críticas, das quais mais de 30 contam com cobertura nacional.
A EADS Secure Networks é parte da unidade de negócios de Defesa e Sistemas de Comunicação (DCS, sigla em inglês), a “Systems House” da EADS, uma unidade integrada da divisão da EADS de Defesa e Segurança (DS). A DS é uma fornecedora de soluções de sistemas que combina sistemas aéreos militares, de mísseis, de comunicação e inteligência, soluções de segurança global, bem como de sistemas de sensor e aviônicos em uma única rede efetiva. Em 2006, a DS, que conta com cerca de 23 mil funcionários, teve um faturamento de € 5,9 bilhões.
A EADS é líder global em aeroespaço, defesa e serviços relacionados. Em 2006, a EADS faturou € 39,4 bilhões e empregou cerca de 116.800 funcionários.
Mais informações
Segmento Comunicação Integrada
Melissa K. Vieira
Assessora de Comunicação EADS
Novos tels.: (11) 3095-7506 / 7500 melissa@segmentocomunicacao.com.br |
|