 |
|
Grupo Segmento |
Revista Mente&Cérebro mapeia a sexualidade humana em edições especiais
Especialistas brasileiros e
estrangeiros mostram por que e como o sexo move o ser humano e é único para cada
sujeito
A revista Mente&Cérebro, da Duetto Editorial, lança nas bancas de todo o país a Coleção Sexos – A trama da vida, edição especial em quatro volumes que apresenta múltiplos olhares sobre a sexualidade humana, abordando seus aspectos subjetivo, neurobiológico, evolutivo, antropológico, cultural e social. “A série busca mostrar por que e como o sexo move o ser humano e ocupa lugar central no psiquismo, configurando-se de forma única para cada sujeito”, comenta Graziela Costa Pinto, editora da coleção. A série é dirigida a profissionais e especialistas, mas também é acessível a estudantes e ao público leigo. Apresenta os assuntos em uma perspectiva interdisciplinar, sob a forma de artigos de divulgação científica, mas com recursos que facilitam a compreensão, como infográficos, boxes, ilustrações e fotos.
Os artigos são escritos por psicanalistas, psicólogos, antropólogos, neurocientistas e outros especialistas brasileiros e estrangeiros, baseados tanto em pesquisas de ponta quanto em estudos clássicos. “Procuramos mapear a sexualidade humana a partir dos principais conceitos psicanalíticos (Freud, Lacan, Jung, Melanie Klein, Reich, Joyce McDougall, entre outros), revistos de forma rigorosa e pontual, em conjunção com outros saberes. O modo como hoje concebemos a sexualidade tem inegável contribuição da psicanálise. Termos como complexo de Édipo, fantasias, desejo etc. estão disseminados por toda parte, muitos deles já incorporados ao senso comum”, afirma a editora.
Especialistas como o filósofo Renato Janine Ribeiro, o psiquiatra italiano Mauro Maldonato, os psicanalistas Daniel Delouya, Sérgio Telles e Joel Birman, o sociólogo Richard Miskolci, o psicólogo Marco Aurélio Prado, a antropóloga Alessandra El Far, o neurologista Martin Portner, os ensaístas Contador Borges e Eliane Robert de Morais, a terapeuta sexual Cristina Romualdo, entre muitos outros, discutem temas como sexualidade e inconsciente, libido, erotismo, corpo, ética, imaginário e cultura; impotência e outras disfunções; orientações sexuais; questões de identidade e gênero. Os autores também refletem sobre as práticas sexuais ditas desviantes, as diversas formas de violência e exploração sexual, o sexo e a internet e outras modalidades de prazer.. A Coleção Sexos – A trama da vida tem circulação nacional em bancas de jornal, ao preço de R$ 14,90 por exemplar.
As edições
Já o volume 2, Corpos feitos de desejo, previsto para o início de outubro, explora os caminhos enigmáticos e infinitos do desejo, elemento que move o ser humano e ocupa lugar central no psiquismo, determinando as formas de enlace afetivo e sociocultural. A edição procura adentrar o terreno sinuoso e atual da diferença sexual, das identidades de gênero (feminino e masculino) e das orientações sexuais (hetero, bi e homossexualidade) a partir da psicanálise e das teorias de gênero.
Os comportamentos sexuais, que diferem nas diversas culturas e épocas, são o foco da edição 3, Uma questão de gênero, prevista para a segunda quinzena de outubro. Apresenta as diversas inscrições socioculturais do corpo, do desejo e do prazer, altamente permeáveis à cultura e à mídia, por isso, em permanente modificação. Aborda em profundidade, ainda, o conceito de identidade sexual, a teoria Queer, bem como as noções de gênero e transgênero e o tema da diversidade sexual e preconceito.
Como estabelecer limites às práticas não convencionais de sexo, sem recair em falsos moralismos? Esta é a questão central discutida na edição 4, Fronteiras da transgressão, disponível nas bancas a partir de novembro. Os artigos propõem a reflexão sobre a questão da ética versus moral, assunto que demanda um olhar amplo e interdisciplinar envolvendo, entre outras, as áreas do direito, da psicanálise, da sociologia, da antropologia. Este último número da série Sexos explora os diversos ângulos do conceito de perversão e das neo-sexualidades, as formas de exploração sexual e as novas modalidades do prazer, apoiadas na tecnologia.
Ficha técnica
Editora: Duetto Editorial Distribuição: Nacional em bancas de jornal Tiragem inicial: 20 mil exemplares Preço: R$ 14,90 por exemplar
Sobre a Duetto Editorial
A Duetto Editorial é resultado da associação de duas tradicionais editoras, a Ediouro Publicações, do Rio de Janeiro, e a Editora Segmento, de São Paulo. Organizada em duas divisões de publicações, a Duetto Editorial é responsável, na da área de Conhecimento, pelas revistas Scientific American Brasil, História Viva e Mente&Cérebro. No grupo Estilo estão Cabelos&Cia, Estética Moda Cabelo e L´Officiel Brasil. A editora também publica guias e edições especiais sobre beleza, arte e ciência.
Mais informações sobre esta sugestão de pauta
Renata Melo Segmento Comunicação Integrada renata@segmentocomunicacao.com.br (11) 3095-7508 e 3095-7500
|
|