 |
|
EADS - European Aeronautic Defence and Space Company |
EADS dá sinal verde para Airbus lançar o A350
O conselho diretor da EADS – European Aeronautics Defence and Space Company, autorizou a Airbus a lançar o programa industrial da nova família de aviões A350. O anúncio acontece simultaneamente à aprovação do programa pela BAE Systems, parceiro britânico do grupo europeu. “O programa A350 é um caso de negócio muito promissor”, declararam os CEOs da EADS Tom Enders e Noël Forgeard. “A nova família de aviões oferecerá alto valor não apenas aos clientes da Airbus, mas também aos acionistas da empresa. Com muitas inovações tecnológicas, várias delas derivadas do A380, a nova aeronave é projetada para figurar na linha de frente da estratégia de oferecer aos nossos clientes os mais avançados e eficientes aviões de passageiros do mundo. O inédito A350 vai somar um novo capítulo à já marcante história da família Airbus”, concluíram Enders e Forgeard.
O lançamento oficial do A350 permitirá à Airbus aceitar encomendas firmes do avião, que devem chegar a 200 unidades até dezembro. Uma agressiva estratégia mercadológica desenvolvida desde o início do ano proporcionou uma efetiva resposta do mercado, levando a 140 encomendas de nove clientes Airbus. Estas encomendas somente serão incluídas na carteira de pedidos da empresa após terem sido convertidas em pedidos firmes.
Durante o verão europeu, correspondente ao inverno brasileiro, a Airbus re-examinou seus recursos globais de engenharia e manufatura visando otimizar suas competências. Isso levou à contratação de mais engenheiros e à mobilização das unidades de negócios da EADS e de seus parceiros e sub-contratados para atingir tal objetivo. “Estamos convencidos que a Airbus estará em posição de honrar todos os compromissos assumidos com seus clientes” concluíram os CEOs da EADS.
O A350 é peça chave na estratégia de internacionalização da EADS uma vez que o grupo recorre cada vez mais à utilização de fornecedores globais e inovações de alta tecnologia ao mesmo tempo em que reforça a estrutura de suas plantas européias.
Apoiada pelos a acionistas EADS e BAE Systems, a Airbus solicitou apoio da Alemanha, Espanha, França e Reino Unido, sendo que os governos europeus emitiram cartas de apoio ao programa A350. No entanto a Airbus, a EADS e a BAE Systems decidiram que nenhum desembolso deverá ser feito em 2006 enquanto existir possibilidades concretas de negociação e a adoção de postura semelhante pelos Estados Unidos. Esta decisão enfatiza o empenho da EADS, BAE Systems e da Airbus em resolver as disputas comerciais através de negociações.
Os CEOs Tom Enders e Noël Forgeard declararam que “apoiamos totalmente os esforços governamentais para encontrar uma solução mútua e equilibrada e conclamamos nosso concorrente a fazer o mesmo”.
Sobre a EADS
A EADS é uma empresa global líder nas áreas aeroespacial, defesa e serviços correlatos. Em 2004 a EADS faturou €31,8 bilhões e gerou mais de 110 mil empregos. O Grupo EADS inclui o fabricante de aviões Airbus, a Eurocopter (maior fabricante de helicópteros do mundo), e a joint-venture MBDA, líder internacional em sistemas de mísseis. A EADS é parceira majoritária no consórcio Eurofighter, é o líder de projeto do veículo lançador Ariane, desenvolve o avião de transporte militar A400M e é o maior parceiro industrial do sistema europeu de navegação por satélite Galileo.
Sobre a EADS no Brasil
No Brasil, a EADS mantém investimentos há 27 anos, tendo iniciado sua presença por meio da Helibras; é acionista da Embraer e desenvolve parcerias de longo prazo com diversos clientes, como a TAM, as Forças Armadas, a Polícia Federal e as forças policiais estaduais.
Segmento Comunicação Integrada
Wagner Gonzalez Assessor de Comunicação EADS
e-mail: wagner@segmentocomunicacao.com.br fone: 11 3039.5655
Mais informações no site www.segmentocomunicacao.com.br |