SERVIÇOS
EVENTOS
Carbocloro inaugura ampliação
 
Exposição Presença do Alumínio da ABAL
 
Supplier’s Day Keiper - Aliança para o futuro
 
Inauguração da Subestação de Energia da Carbocloro
 
Exposição da ABAL no Mackenzie
 
Visita de Dona Lu Alckmin à fábrica da Carbocloro.
 
Comemoração dos 40 anos da Carbocloro
 
   
  Rua Cunha Gago, 412
4º andar - Pinheiros
CEP 05421-001
São Paulo - SP
Fone: (11) 3095-7500
Fax: (11) 3095-7509




   
   
   
   
CLIENTES
UGT - União Geral dos Trabalhadores.

“Não há cidadania sem Educação”, conclui UGT

Essa foi a tônica do segundo debate sobre a Reforma Política promovido pela UGT e a Fecomercio com participação dos senadores Marco Maciel e Alvaro Dias

 

O segundo debate do Ciclo de Debates “Brasil é Político”, sobre a Reforma Política, realizado nesta segunda-feira (15), em São Paulo, pela UGT – União Geral dos Trabalhadores e pela Fecomercio - Federação do Comércio do Estado de São Paulo, concluiu que qualquer solução para os temas que integram a discussão da Reforma Política passa necessariamente pela ampliação da Educação oferecida à sociedade brasileira.  

 

No encerramento do debate, que teve a participação dos senadores Marco Maciel (DEM) e Alvaro Dias (PSDB) e do professor da UnB, Walter Costa Porto, os relatores da matéria, cientistas políticos Rubens Figueiredo e Humberto Dantas, destacaram a dificuldade da população brasileira de compreensão em relação ao sistema político e de definição do modelo que consideram o mais adequado. ”A questão da Reforma Política é muito ampla, e o que se constata é que, quanto menor a escolaridade, menor a adesão à democracia”, afirmou Figueiredo, enquanto Dantas defendeu que “nenhum tema da Reforma Política prescinde a Reforma da Educação”.

 

A necessidade de mudança de paradigma da Educação brasileira foi abordado logo na abertura do debate pelo presidente da UGT, Ricardo Patah, para quem “não há cidadania sem Educação”. Lembrando que a UGT tem como seu principal objetivo a defesa dos excluídos, Patah reafirmou que “a maior forma de exclusão é não ter acesso à Educação”, e defendeu a urgente melhoria da Educação oferecida à população “para que a sociedade brasileira possa definir que democracia nós queremos”.

 

O presidente da UGT também se referiu ao custo do Congresso Nacional para a sociedade brasileira: “A classe política tem perdido a sua credibilidade porque cada vez mais a sociedade não considera legítima a maior parte dos seus representantes no Legislativo. Não é possível um senador custar 33 milhões de reais por mês para a sociedade”, afirmou o dirigente sindical. “Acho que devemos pensar, inclusive, na redução do numero de senadores, voltando a dois por estado, como no passado.”

 

O senador Alvaro Dias admitiu que o prestígio da classe política está “no fundo do poço”, ao destacar a necessidade de resgatar a credibilidade, ao liderar o processo de dotar o Legislativo de uma estrutura mais adequada para responder aos anseios e restabelecer o entusiasmo da população com a política. Dias defendeu a redução e a mudança de proporcionalidade do Congresso, com redução de um terço do Senado e o equilíbrio da representação na Câmara dos Deputados, proporcional ao número de habitantes.

 

O senador Marco Maciel destacou que “o Brasil vive uma crise de governabilidade” e que para resolvê-la “a reforma política é essencial”. Maciel defendeu maior equilíbrio no poder de representação dos estados e a mudança do sistema eleitoral como forma de fortalecer os partidos. “No Brasil não se vota em torno de programas, mas em torno de pessoas”, afirmou o senador, lembrando que isso tem que mudar pois, no seu entendimento, “a democracia se expressa através dos partidos”.

 

O terceiro debate do Ciclo de Debates sobre a Reforma Política da UGT e da Fecomercio será realizado no próximo dia 5 de novembro e terá como temas Regimento da Casa e Produção Legislativa.

 

Serviço

 

Terceiro Debate do Ciclo de Debates “Brasil é Político”

Data: 05/11/2007

Temas: Regimento da Casa e Produção Legislativa

Horário: 9:30 horas

Local: Fecomercio

Endereço: R. Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo – SP

Inscrições: (11) 3254-1774 ou sgnucleodeeventos@fecomercio.com.br

 

Sobre a UGT

 

A UGT – União Geral dos Trabalhadores é uma organização sindical formada a partir da fusão da Confederação Geral dos Trabalhadores – CGT, Social Democracia Sindical – SDS e Central Autônoma dos Trabalhadores – CAT, e da ampla participação de sindicatos independentes. Fundada em 21 de julho de 2007, durante o Congresso Nacional dos Trabalhadores que reuniu em São Paulo mais de 3.400 participantes, representando 623 entidades sindicais de todo o país e mais de 5 milhões de trabalhadores, a UGT deverá reunir até o final do ano cerca de 1 mil sindicatos, representando 8 milhões de trabalhadores. O sindicalista Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, é o presidente da nova entidade. Constituída para defender os trabalhadores brasileiros através de um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador, a UGT defende a unidade no sindicalismo e o direito à livre associação e organização, visando a construção de um novo projeto social, pacífico, justo e democrático, centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais.

 

Sobre a Fecomercio

 

A Fecomercio - Federação do Comércio do Estado de São Paulo, entidade sindical de nível superior, tem como principais objetivos defender a livre iniciativa, estimular o crescimento empresarial (sobretudo das micro e pequenas empresas), criar e oferecer produtos e serviços destinados a gerar negócios em áreas específicas de mercado. Os segmentos do setor paulista de comércio e serviços representados, diretamente, pelos 150 sindicatos patronais filiados hoje à Fecomercio, reúnem centenas de milhares de empresas e agentes autônomos dos ramos varejista, atacadista, armazenador, importador, exportador, serviços, de turismo e hospitalidade. Esse universo emprega 5 milhões de pessoas e contribui com 10% para a formação do Produto Interno Brasileiro (PIB).

 

Mais informações sobre este aviso de pauta

 

 Ana Carolina Prieto e Roseli Ramos

Segmento Comunicação Integrada

Assessoria de Comunicação da UGT

11 3095-7503 - 11 2173-7250

carolprieto@segmentocomunicacao.com.br; rramos@segmentocomunicacao.com.br

 

ATENDIMENTO
RELEASES
CLIPPING

Voltar