 |
|
UGT - União Geral dos Trabalhadores. |
UGT vai a Genebra antecipar filiação à CSI
Presidente da UGT se encontrará com dirigentes da Confederação Sindical Internacional e da OIT para apresentar as propostas e diferenciais da nova central
O presidente indicado da UGT – União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, chega nesta segunda-feira, dia 4, a Genebra, na Suíça, onde será realizada a 96ª Conferência Internacional do Trabalho, promovida pela OIT – Organização Internacional do Trabalho. Patah pretende apresentar as bases da nova entidade sindical brasileira aos líderes das principais centrais de trabalhadores mundiais, entre eles, o secretário geral da CSI - Confederação Sindical Internacional, Guy Ryder.
De acordo com Ricardo Patah, que é presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, “a viagem a Genebra tem o objetivo de lançar mundialmente a UGT. Vamos mostrar as propostas e os diferenciais da nova entidade dos trabalhadores brasileiros às centrais sindicais do mundo inteiro, que estarão reunidas no evento, e também aos dirigentes da própria OIT, como o diretor geral Juan Somavia. Com o secretário geral da CSI, vamos tentar antecipar a filiação da UGT ao organismo internacional, a fim de garantir sua representatividade no cenário mundial”.
A agenda do presidente indicado da UGT, que ficará hospedado no Hotel Cornavin (Gare de Cornavin, CH 1.201, Genebra, telefone 0021 41 22 716-1212), prevê a participação em reuniões na OIT na terça, quarta e quinta-feira, dias 5, 6, e 7 de junho. Na sexta-feira, dia 8, está previsto um encontro com a delegação do Ministério do Trabalho brasileiro.
A criação da UGT, que será formada pela incorporação de três centrais sindicais, CAT – Central Autônoma dos Trabalhadores, CGT – Confederação Geral dos Trabalhadores e SDS – Social Democracia Sindical e pela participação de cerca de 1 mil sindicatos que reúnem aproximadamente 8 milhões de trabalhadores em todo o país, segue uma tendência mundial de unidade do movimento sindical. A nova entidade representará a terceira grande central sindical brasileira e seu objetivo é traçar uma nova trajetória sindical para o Século 21, que vá além do corporativismo e discuta os temas que afligem a sociedade brasileira, como a exclusão social, a inovação tecnológica, a preservação ambiental, a educação, a violência, etc.
Mais informações para a imprensa:
Segmento Comunicação Integrada Ana Carolina Prieto / Marcos Senhorães (11) 3095-7500 / 3095-7503 / 3095-7506 |
|