 |
|
UGT - União Geral dos Trabalhadores. |
Presidente da UGT reúne-se com governador de Santa Catarina
Entidade vai cobrar a adoção do piso regional de SC e solicitar apoio do governo ao Projeto que pretende alterar o FGTS, nesta terça-feira, 9, às 17h45, em Joinville
O presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, reúne-se nesta terça-feira, 9, às 17h45, com o governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Joinville e Região (Rua 7 de Setembro, 74, Centro, Joinville, SC), e demais representantes sindicais, para pedir mais agilidade do Estado na implantação do piso salarial regional, e também para solicitar apoio do governo de Santa Catarina ao abaixo-assinado da entidade “FGTS – Justiça e Cidadania para o Trabalhador Contra Perdas, Fraudes e Descaso”, que pretende recolher em todo o território nacional cerca de 1,3 milhão assinaturas e alterar a Lei 8.036 que regulamenta o Fundo de Garantia, e, assim, garantir melhor rentabilidade ao patrimônio do trabalhador.
Para Ricardo Patah, a adoção de pisos regionais, a exemplo de Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal e São Paulo, provoca também um aumento real da massa salarial nas negociações das categorias organizadas. “A UGT defende todos os processos que podem contribuir para uma melhor distribuição de renda, e, conseqüentemente, um aumento do poder aquisitivo do trabalhador. Santa Catarina ocupa a sétima posição no PIB brasileiro, o que credencia o Estado a adotar um piso acima do mínimo nacional”, esclarece Patah. Segundo o Dieese – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos, mais de 370 mil trabalhadores poderão ser beneficiados, caso o governador aceite a proposta de um piso estadual de R$ 480,00.
Sobre a UGT
A UGT – União Geral dos Trabalhadores é uma organização sindical formada a partir da fusão da Confederação Geral dos Trabalhadores – CGT, Social Democracia Sindical – SDS e Central Autônoma dos Trabalhadores – CAT, e da ampla participação de sindicatos independentes. Fundada em 21 de julho de 2007, durante o Congresso Nacional dos Trabalhadores que reuniu em São Paulo mais de 3.400 participantes, representando 623 entidades sindicais de todo o país e mais de 5 milhões de trabalhadores, a UGT deverá reunir até o final do ano cerca de 1 mil sindicatos, representando 8 milhões de trabalhadores. O sindicalista Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, é o presidente da nova entidade. Constituída para defender os trabalhadores brasileiros através de um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador, a UGT defende a unidade no sindicalismo e o direito à livre associação e organização, visando a construção de um novo projeto social, pacífico, justo e democrático, centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais.
Mais informações sobre este aviso de pauta:
Ana Carolina Prieto e Roseli Ramos Segmento Comunicação Integrada Assessoria de Comunicação da UGT 11 3095-7503 - 11 2173-7250 carolprieto@segmentocomunicacao.com.br; rramos@segmentocomunicacao.com.br |
|