 |
|
Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo |
SBD RESP alerta: laser só pode ser aplicado por médicos
Segundo portaria da Vigilância Sanitária de São Paulo, tratamentos estéticos como laser e luz pulsada devem ser realizados exclusivamente por médicos
Os avanços tecnológicos tornaram acessível uma vasta quantidade de equipamentos de primeira geração na solução de doenças da pele e na aplicação de tratamentos estéticos. O que por lado faz a alegria de quem quer melhorar a aparência, traz preocupação sobre quem são as pessoas que estão manipulando esses equipamentos tão especializados. Procurar saber se são gabaritadas para isso é um direito do paciente. Mas será que os consultórios e clínicas estão operando conforme exige a lei? Infelizmente não é o que acontece em todos os casos.
Preocupada em divulgar para a população os riscos e a importância de se procurar clínicas e consultórios habilitados para a aplicação correta de procedimentos estéticos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD RESP) iniciou uma campanha institucional para orientar a população sobre a atuação do dermatologista. Através de outdoors afixados nos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda, em São Paulo, onde passam anualmente cerca de 75 milhões de passageiros, a entidade está mostrando que é importante consultar um médico dessa especialidade sempre que a pessoa desejar melhorar a aparência da pele, cabelos e unhas (veja abaixo a reprodução do outdoor).
Segundo a portaria da Coordenação de Vigilância em Saúde (CVS 15, de 19 de novembro de 1.999) do Estado de São Paulo, somente os médicos podem manipular equipamentos de laser e luz pulsada, usados para depilação definitiva, remoção de tatuagens, olheiras, clareamento de manchas, cicatrizes e estrias, tratamento do envelhecimento, entre outros. Para o presidente da SBD RESP, Dr. Dilhermando Calil, o médico é o único profissional que poderá avaliar de forma precisa a necessidade do paciente, os riscos que ele pode correr, evitar alguma complicação durante o procedimento, indicar os melhores produtos para serem usados após o procedimento e fazer o acompanhamento do paciente, afinal ele tem um compromisso ético a cumprir”, explica.
O presidente da SBD RESP alerta sobre a proliferação de profissionais não-habilitados que se arvoram na manipulação de equipamentos para tratamentos estéticos: “Cursos e workshops de fim-de-semana, oferecidos por entidades que não são ligadas à SBD, estão formando pseudo-especialistas. A população precisa estar atenta a isso para não ser tratada por profissionais não-habilitados”, enfatiza. Por isso, a SBD indica que, ao entrar em uma clínica, é importante verificar se é realmente o médico que opera os aparelhos de laser e luz pulsada. E se o paciente quiser, ele tem direito de pedir os certificados e registros da clínica e confirmar se o estabelecimento tem o Cadastro da Vigilância Sanitária (pois se ele existir já significa que foi vistoriado pelo menos alguma vez). “Assim os riscos que ele pode ser submetido podem ser minimizados”, finaliza o Dr. Calil. A SBD RESP também divulgará a campanha em seu website (www.sbd-sp.org.br), que é sempre atualizado com informações sobre o diagnóstico e tratamento das doenças dermatológicas e traz orientação sobre as questões que envolvem a Dermatologia, tanto para o público leigo como para médicos.
Sobre a SBD RESP
A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD RESP) é uma entidade médica sem fins lucrativos, organizada com a finalidade de fomentar a pesquisa, o ensino e o aprimoramento científico da dermatologia como especialidade médica. Fundada em 1970, a SBD-RESP congrega atualmente cerca de 1.900 associados. A entidade organiza uma série de eventos durante todo o ano, como os Cursos de Educação Médica Continuada em Dermatologia (CEMC-D), as Jornadas, a RADESP (Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo, realizada no final de cada ano), e cursos sobre essa especialidade voltados exclusivamente para jornalistas. Além dos eventos regionais, a SBD-RESP dá apoio aos eventos e iniciativas da SBD Nacional, como a Campanha contra o Câncer de Pele.
Mais informações para a imprensa:
Ana Carolina Prieto Supervisora de Atendimento Segmento Comunicação Integrada (11) 3095-7503 e (11) 3095-7500 carolprieto@segmentocomunicacao.com.br
|
|