 |
|
ABAL - Associação Brasileira do Alumínio |
ABAL lança Anuário Estatístico 2005 e ExpoAlumínio 2007
Evento teve a presença de mais de 100 executivos da indústria do alumínio
A Associação Brasileira do Alumínio - ABAL realizou no dia 8 de junho, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, o lançamento do Anuário Estatístico ABAL 2005 e da ExpoAlumínio 2007. O evento teve a presença de 110 executivos de diversas empresas do setor.
Na abertura do evento, Luis Carlos Loureiro Filho, presidente da ABAL, afirmou que "o Anuário Estatístico é uma publicação única, reconhecida no Brasil e no exterior como referência de informações da indústria brasileira do alumínio". Destacando os principais pontos da história de seu desenvolvimento, informou que a indústria tem como desafio "aumentar a demanda interna e ampliar a atuação no mercado internacional com produtos de maior valor agregado".
Na seqüência, Ayrton Filleti, coordenador da comissão organizadora da ExpoAlumínio 2007 e da terceira edição do Congresso Internacional do Alumínio, fez a abertura oficial da comercialização da feira que irá reunir toda a cadeia produtiva do alumínio nos dias 22 a 24 de maio de 2007, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). Filleti informou que "serão mais de 4 mil metros quadrados destinados aos eventos, sendo 1,8 mil metros para a exposição", que terá cerca de 100 estandes e deverá bater recorde de público em relação à edição anterior, com cerca de seis mil visitantes. Também informou que já estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos durante o Congresso.
Depois, foi a vez de Claudio Chaves, coordenador da Comissão de Economia e Estatística da ABAL, fazer uma breve apresentação dos resultados do último levantamento do mercado de alumínio. Ele destacou que o consumo doméstico de produtos transformados de alumínio em 2006 deve apresentar um crescimento de 7,5% em relação ao ano passado, com destaque para os segmentos de Embalagens, Transportes e Construção Civil. Responsável pela edição do Anuário Estatístico da entidade, Chaves informou que "Alumínio para Futuras Gerações" foi o tema escolhido para esta edição, mostrando o compromisso da indústria com o desenvolvimento sustentável.
Para comentar as perspectivas da economia brasileira, o evento teve o convidado especial Fernando Fix, economista chefe da Votorantim Asset Management. Ele afirmou que a alta dos juros globais tem gerado um maior interesse por mercados emergentes, inclusive o Brasil. Segundo ele, além de o cenário internacional se mostrar favorável, alguns indicadores internos mostram a possibilidade de crescimento da economia brasileira. "Há um dado que eu considero muito importante que é o aumento da massa salarial, que significa o aumento do poder aquisitivo do brasileiro", explicou. Os juros estão caindo e devem continuar seguindo essa tendência, levando a expansão de crédito que resulta em maiores investimentos, afirmou Fix.
Ao final da palestra, todos os presentes foram convidados para o coquetel de lançamento do Anuário Estatístico ABAL 2005 e da ExpoAlumínio 2007, no qual foi distribuída a publicação e apresentada a planta do evento.
|
|