 |
|
Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo |
Especialista defende excelência de ensino para atrair alunos
Para o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, a reputação de uma instituição de ensino superior é o seu maior atrativo e não o preço
Excelência do ensino, capacidade de inovar, de atrair e manter talentos para ensino e pesquisa são fatores fundamentais para se construir a reputação de uma instituição. A afirmação é de Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos e um dos conferencistas do 9º Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro – FNESP. O encontro, promovido anualmente pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP, acontece dias 27 e 28 de setembro, em São Paulo.
Para Ricardo Young, atuar de forma ética no setor privado de ensino significa ter foco muito mais no ensino e nos reflexos dele na sociedade. “Se a sociedade consegue enxergar ‘valor’ no trabalho da instituição, vai encontrar a maneira de mantê-la atuante”, afirma. Segundo ele, as universidades norte-americanas, referências mundiais em ensino superior, investem em “excelência em ensino e pesquisa, e na busca constante por ‘patrocinadores’ que garantam bolsas de estudo e financiem linhas de pesquisa que possam gerar dividendos depois. As melhores instituições de ensino no mundo, hoje, são aquelas que não se cansam de investir na formação de novos talentos. Elas atraem novos alunos pela reputação construída ao longo de décadas”, considera Young.
O presidente do Instituto Ethos afirma que outra medida que a instituição pode adotar é a transparência de seu balanço e de sua governança. “Embora não seja obrigada por lei a prestar contas, seria de grande interesse público que anualmente a instituição apresentasse seu balanço financeiro, detalhando de onde veio o dinheiro e para onde foi”, diz o especialista.
O 9º FNESP reunirá especialistas, educadores, empresários, autoridades, intelectuais e jornalistas para discutir o futuro e a construção da imagem do Sistema de Ensino Superior Brasileiro. “Durante o Fórum, vamos redigir uma carta de princípios com as linhas e idéias que vamos defender e transmitir ao setor e ao governo”, afirma o presidente do SEMESP, Hermes Ferreira Figueiredo. Dentre os especialistas convidados estão nomes como Orlando Marques Vieira, presidente do Consórcio Brasileiro de Acreditação – CBA; João Grandino Rodas, diretor da Faculdade de Direito da USP e juiz do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul; Walter Braga, presidente da Kroton Educacional S/A; Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, vice-presidente da Câmara de Educação Superior – CES/CNE; e Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação – CNE.
Durante os dois dias de evento, os especialistas debaterão temas como “O impacto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) na educação superior brasileira”; “As modificações provocadas nas IES pelos novos paradigmas da educação superior no século XXI”; “Avaliação como caução da qualidade”; e “O impacto das políticas de aquisições e fusões de IES”.
Outros temas que causam muita discussão também estarão na pauta do debate, como a questão da formação de uma agência de avaliação e credenciamento das instituições com a finalidade de definir a qualidade do ensino. “Seja interna ou externa, a avaliação é um fiador da qualidade. A imagem das instituições depende disso. A ética e a concorrência também são pontos fundamentais. A educação prestada pela iniciativa privada transcende a relação entre consumidor e empresa. Não se vende um serviço educacional com base em preço, mas em diferenciais acadêmicos. E não há mais espaço para práticas que prejudiquem ou eliminem a concorrência”, comenta Figueiredo.
A programação completa do 9º FNESP está disponível no site www.semesp.org.br.
Serviço
9° Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Data: 27 e 28 de setembro de 2007
Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions
Endereço: Rua Martins Fontes, 71 - Centro – São Paulo
Mais informações: www.semesp.org.br
Sobre o SEMESP
Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP congrega 389 mantenedoras e 477 mantidas, em 146 cidades do Estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, os Congressos Nacional e Internacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo.
Outras informações sobre este aviso de pauta:
Ana Carolina Prieto
Supervisora de Atendimento
Segmento Comunicação Integrada (11) 3039-5655 ou 3039-5611
carolprieto@segmentocomunicacao.com.br
Renata Melo
Assessora de Comunicação - SEMESP
renata@semesp.org.br
(11) 6169-4419 |