 |
|
50º Congresso Estadual de Municípios |
Heródoto Barbeiro cobra críticas de prefeitos e vereadores no 50º Congresso Estadual de Municípios
Para jornalista imprensa só cumprirá seu papel social com ética e qualidade
diante de uma sociedade exigente
“Para melhorar a sociedade, é preciso melhorar a imprensa. Isso só é possível se a sociedade for capaz de pisar no pé do jornalista”, declarou na manhã de ontem, 22, o jornalista Heródoto Barbeiro, durante o Momento Cultural do 50º Congresso Estadual de Municípios, que se realiza até sábado, 25, no Guarujá (SP). Barbeiro salientou a importância da ética na relações entre jornalistas e os diversos atores sociais, principalmente a classe política. “Não há nenhum setor tão conflitivo na relação com os jornalistas como o poder público”, afirmou.
O jornalista criticou o linchamento de políticos que é feito hoje pela mídia, cujos profissionais não levam em conta o conceito de apurácia e investigação dos fatos sociais, em nome do “furo” jornalístico. “Todo jornalista faz um recorte da realidade, já que encontra-se mergulhado na sociedade, como qualquer agente social. Porém, esse recorte deve necessariamente ser feito com ética”, disse. Heródoto Barbeiro apontou que o jornalismo verdadeiramente ético é aquele feito com comprometimento profissional, e isso deve ser cobrado constantemente pela sociedade. “Não há jornalismo imparcial, mas que não se deve confundir parcialidade com jornalismo-espetáculo. O jornalista não é o senhor do bem e do mal, e o jornalismo não é definitivamente o quarto poder. A função do profissional de imprensa é transitar com as opiniões e contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico da população“, declarou.
Sobre o 50º Congresso Estadual de Municípios
O 50º Congresso Estadual de Municípios acontece no Casa Grande Hotel, em Guarujá, e segue até sábado, 25, quando recebe Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo. Os debates abordam diversos temas da administração pública, como Agricultura, Cultura, Energia e Recursos Hídricos, Habitação, Meio Ambiente, Planejamento, Poder Legislativo, Saúde, Segurança, Transportes e Tribunal de Contas. O Congresso também oferece uma programação especial dedicada às primeiras damas, com destaque para a exposição de artesanato organizada pela Primeira-Dama do Estado, Dona Lu Alckmin.
Uma série de palestras com personalidades de vários setores da sociedade completa a grade das reuniões plenárias. Entre os convidados estarão Arnaldo Jabor, Beatriz Segall, David Uip, Heródoto Barbeiro. O evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Bradesco, CDHU, CPFL Energia, Elektro, Nossa Caixa, Petrobrás, Sabesp e Santander Banespa.
Serviço
50º Congresso Estadual dos Municípios
Data: 20 a 25 de março
Local: Casa Grande Hotel
Endereço:
Av. Miguel Estefano, 1001
Enseada - Guarujá (SP)
Site: www.apaulista.org.br
Outras informações sobre esta sugestão de pauta
Wagner Gonzalez
wagner@segmentocomunicacao.com.br
Segmento Comunicação Integrada
(13) 3389-4000 (ramal 720)
(11) 3039-5611
Renata Melo
renatamelo@segmentocomunicacao.com.br
Segmento Comunicação Integrada
(13) 3389-4000 (ramal 709)
(11) 3039-5611 |
|