Artigo de Alexandre Nicolini é publicado no jornal O Tempo
O ensino superior precisa de um choque de profissionalismo na sua atividade principal, afirma o especialista em gestão acadêmica.

Artigo do especialista em gestão acadêmica, design curricular e avaliação da aprendizagem, Alexandre Nicolini, publicado no jornal O Tempo de Minas Gerais, nesta sexta-feira (7.3.2025), afirma que falta atenção à aprendizagem no ensino superior.
“Há uma discussão em andamento no ensino superior brasileiro relacionada às condições de oferta de cursos novos e existentes – presenciais, semipresenciais e a distância – e à formação dos futuros professores. Esse debate, provocado inicialmente por um questionamento do MEC em relação à qualidade da Educação a Distância (EAD), trouxe à baila a necessidade de criação de um novo arcabouço para regulação da oferta de ensino superior em geral no país, diz.
E acrescenta: “O ensino superior precisa de um choque de profissionalismo na sua atividade principal. Todo o processo de aprendizagem nos cursos universitários ainda é muito empírico, quando deveria ser guiado pelo método científico. Mesmo os processos de autoavaliação universitários mal contemplam a evolução e as conquistas da aprendizagem como um resultado do seu trabalho”.
Leia o artigo completo aqui.
Todos os direitos reservados.