Terça-feira, 01 de Junho de 2021 - 12h32

Estadão publica artigo da presidente do Semesp sobre os desafios da crise

O artigo demonstra, com dados do Censo do MEC e do próprio Semesp, que as instituições do ensino superior privado enfrentam o momento mais desafiador da sua história, em meio a uma crise sanitária que já dura 15 meses

O jornal o Estado de S. Paulo publicou no dia 1º de junho, em sua edição impressa e também na edição digital, artigo da presidente do Semesp, Lucia Teixeira, sobre os desafios enfrentados pelo ensino superior privado do país diante da crise atual.

O artigo demonstra, com dados do Censo do MEC e do próprio Semesp, que as instituições do ensino superior (IES) privado enfrentam o momento mais desafiador da sua história, em meio a uma crise sanitária que já dura 15 meses e não mostra nenhuma perspectiva de melhora no curto prazo: “Confrontados por uma série de carências históricas da educação brasileira, universidades, faculdades e centros universitários privados têm sido afetados por uma drástica redução das matrículas nos cursos presenciais. A queda de 9,5% registrada de 2014 a 2019, segundo o Censo da Educação Superior, foi agravada com a pandemia pela redução sucessiva do número de calouros. A diminuição foi de 38% no segundo semestre de 2020 e de 25% no primeiro semestre de 2021, em comparação com os mesmos períodos dos anos anteriores, conforme levantamento do Instituto Semesp”.

Na conclusão do artigo, a autora defende que ”somente a adoção urgente de políticas públicas consistentes para o setor permitirá ao ensino superior privado do País superar os atuais desafios e retomar o seu papel propulsor”.

Leia artigo completo aqui.

compartilhe: